23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Crianças inauguram o Parque Natural Municipal do Morro do Morcego

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Reserva exibe paisagem da entrada da Baía de Guanabara; as visitas ainda estão restritas a alunos das escolas públicas e privadas
IMG_4802 (1)
O parque fica em Jurujuba. Fotos: Prefeitura de Niterói

Em uma espécie de evento piloto, alunos da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha, que fica em Jurujuba, visitaram, nesta quinta-feira (10), o Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, vizinho de bairro. O local está sendo preparado para entrar na lista de pontos da cidade que recebem o turismo ecológico.

Com 138 metros, o local era mais conhecido pelos de praticantes de esportes náuticos ou de trilheiros.  Para virar parque, a área foi desapropriada por R$ 65 milhões, pela administração municipal. Depois, foi feito um plantio de vegetação de restinga com a implantação de 150 araçás, 20 cajueiros e 46 pitangas, além de um Ipê Amarelo, árvore símbolo do Brasil, e um Pau-Brasil, de acordo com informe da Prefeitura. Também foram instaladas mesas para piquenique, placas informativas e lixeiras.

Leia mais: Bicicletas elétricas não poderão passar de 20 km/h nas ciclovias de Niterói

As 50 crianças que participaram do evento foram recebidas com um café da manhã. Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói levaram equipamentos e animais in vitro para mostrar a importância da preservação do meio ambiente, usaram técnicas de resgate de animais silvestres e fizeram uma brincadeira lúdica com tirolesa.

O prefeito Axel Grael recepcionou as crianças.

O prefeito Axel Grael informou que, neste momento, o parque estará aberto apenas para visitação de escolas públicas e particulares.

– Assim que tivermos a infraestrutura pronta, vamos abrir para o público em geral. A implantação do Parque é de extrema importância para a preservação do local, pois já está comprovado que esse tipo de iniciativa é de extrema importância para a preservação já que com gestão é possível planejar toda a estrutura para a visitação – afirmou.

O parque recebeu o nome Dora Negreiros, em homenagem à ativista ambiental que morreu aos 82, e era atuante em ações ambientais na Baía de Guanabara.

O parque ainda está em fase de implantação de infraestrutura de visitação.

COMPARTILHE