COMPARTILHE
A Prefeitura de Niterói está em busca de uma OSC (Organização da Sociedade Civil, também conhecida como ONG) para gerir o Centro de Cidadania e Economia Criativa – MACquinho, que fica no morro do Palácio, no Ingá.
Leia mais: Lei do Gabarito em Niterói “subiu no telhado” e não sai
Um edital neste sentido foi lançado nesta terça-feira (13), pela secretaria municipal de Governo, atual responsável pelo equipamento. Tem valor total estimado em R$ 2,5 milhões e prazo de vigência de um ano.
Caberá ao futuro gestor do MACquinho garantir a contratação de pessoal e de serviços, além de promover aquisição, montagem, instalação e manutenção de equipamentos artísticos, mobiliários e tecnológicos, necessários para que o local funcione como um “hub de cultura periférica na cidade de Niterói”.
Promover a própria reinauguração do espaço será uma das atribuições do novo gestor, bem como, por exemplo, garantir atividades educacionais, culturais e de qualificação técnica para o público jovem e adulto; equipar o estúdio musical e garantir sua operação gratuita; garantir a realização de eventos, além de promover e incentivar o processo de alfabetização e letramento para todas as faixas etárias.
As propostas serão recebidas até o dia 14 de julho, no 5º andar do prédio da Prefeitura (Rua Visconde de Sepetiba, 987, no Centro da cidade), onde fica o protocolo da secretaria de Governo (SEMUG).
O MACcquinho foi inaugurado em 2008. Da mesma forma que o MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói), seu projeto é de Oscar Niemeyer. Ficam localizados praticamente um em frente ao outro. A ideia original era que o MACquinho ampliasse as atividades do MAC. O projeto não vingou por problemas de segurança, no morro do Palácio. Em 2014, a Prefeitura de Niterói anunciou que o MACquinho havia sido reinaugurado. Na época, a gestão do equipamento cabia à Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia. Mais recentemente, estava sendo gerido pela Fundação de Artes de Niterói.
Confira o edital aqui
COMPARTILHE