Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Macquinho tem nova gestão, e vira palco de aluguel para festa de samba

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No último sábado (6), um evento privado foi realizado no equipamento público que agora se chama Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa
maquinho festa
A segunda edição do Samba no Alto foi realizada no sábado (6), no Macquinho. Foto: leitor

O apelido pegou:  Macquinho – a construção no Morro do Palácio,  que deveria funcionar como núcleo comunitário de ações extra-muros do MAC, Museu de Arte Contemporânea, na Boa Viagem. Mas a proposta não vingou e o  equipamento da Prefeitura de Niterói muda de nome e de gestão, mais uma vez. Passa a se chamar Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa, sob gestão da Secretaria de Governo.

A mudança de rumo ainda não foi totalmente regulamentada, mas o local já recebe eventos privados, como ocorreu no último sábado (6), quando foi realizada a segunda edição do Samba no Alto. Iniciado às 15h, reuniu centenas de pessoas até a madrugada. No domingo à noite, aconteceu uma festa com menos pessoas, no local.

Nova programação

O Macquinho foi inaugurado em 2008. Da mesma forma que o MAC, seu projeto é de Oscar Niemeyer. Fica localizado no alto do morro do Palácio, quase em frente ao Museu, tendo como atrativo a vista deslumbrante para a Baía da Guanabara e como vizinhos moradores de condomínios luxuosos.

Com o Macquinho, a ideia era ampliar as atividades do MAC e criar atividades culturais na área da comunidade. O poder paralelo do tráfico, porém, não permitiu colocar a ideia em prática. O local logo ficou fechado ao público. Em 2014, a Prefeitura anunciou que o Macquinho havia sido reinaugurado. Na época, a gestão do equipamento cabia à Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia. Contava, então, com cinema comunitário, sala de informática, sala de jogos, estúdio de gravação e uma sala multiuso para cursos.

Mais uma vez, o funcionamento foi logo interrompido. Aos poucos, homens armados com fuzis voltaram a ocupar o local, segundo denúncias dos vizinhos.

O Macquinho até agora era gerido pela  Fundação de Artes de Niterói. Mas de acordo com o Decreto Nº 14.800/2023, de abril passado, terá novo uso. Segundo a Prefeitura, o local está sendo “reformulado”. Em breve, está previsto o lançamento de um “edital de retomada” para a criação de uma programação a ser realizada no espaço.

Moradores reclamam

A realização de festas e eventos pagos no local acontece há tempos. Em 2021, em plena pandemia, moradores da região denunciaram a realização de aglomerações, então, proibidas. Pelo menos desde 2017, há relatos de eventos privados que acontecem nesse espaço público.

A Seguir questionou a Prefeitura sobre a festa privada do último sábado.

“A área externa está apta a receber atividades nesse período. Os eventos passam pelo processo tradicional de solicitação e liberação junto aos órgãos da Prefeitura de Niterói. A  coordenação do Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa tem promovido atividades da equipe que está alocada no espaço e recebido eventos que tenham relação ou dão alguma contrapartida para a comunidade”, informou a Prefeitura por intermédio de nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura, “não há interferência de forças externas no funcionamento do equipamento”.

Macquinho em registro de leitor feito no domingo (7) à noite.

 

COMPARTILHE