24 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Em Niterói, IBGE corre contra o tempo para reverter desinteresse dos moradores pelo Censo

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No país, coleta de dados terminou em fevereiro. Recenseadores continuarão visitando domicílios dos niteroienses até o final de março,
censo
Em muitos condomínios, principalmente de alto poder aquisitivo, o morador não aceitou receber o recenseador. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou, em 28 de fevereiro passado, a fase da coleta de informação domiciliar do Censo Demográfico.

Em Niterói, porém, o trabalho continua. A equipe responsável pela coleta de informação, na cidade, trava uma corrida contra o tempo para, como diz a coordenadora Caroline Eulino Gonçalves Pereira, reduzir o índice de não resposta dos moradores. Isso porque o IBGE planeja divulgar os primeiros resultados do Censo Demográfico no final de abril.

Leia mais: Câmara Municipal de Niterói vai instalar CPI da Enel

Pelo menos até o final de março, as equipes estarão nas ruas da cidade. Nesta terça-feira (14), por exemplo, foi feita uma ação em frente à estação das barcas, no Centro.

No Centro de Niterói, equipes do IBGE buscam chamar a atenção do morador para o Censo. Foto: Divulgação.

– Distribuímos picolé, balões, água e, ao mesmo tempo, conversamos com as pessoas para saber quem ainda não respondeu ao censo, pegar os dados para retornarmos para fazer a pesquisa – explicou Caroline cuja área de atuação de origem era Santa Cruz (RJ), mas foi deslocada para Niterói para ajudar a equipe da cidade nessa reta final do trabalho.

Sobre o índice de não resposta dos niteroienses, ela disse não estar autorizada a informar.  Porém, em novembro, apenas 54% da população tinha sido recenseada.

– Tivemos dificuldade em locais com moradores com alto poder aquisitivo, pois muitos não queriam receber o recenseador. Em outros locais tivemos que contratar guias para termos acesso a comunidades de modo a garantir a cobertura do censo, visto que o IBGE preza por alcançar todos os domicílios. Em geral, os moradores das comunidades são mais receptivos para responderem e para saberem o que é o IBGE, o que é o Censo – contou Caroline.

Outro problema enfrentado pelos recenseadores foi o domicílio vazio. De acordo com a coordenadora, muitos endereços, em Niterói, são de veraneio (ou de “uso ocasional” , tecnicamente falando), o que levou a muitos retornos das equipes do IBGE. Domicílios desse tipo estão espalhados por toda a cidade.

O IBGE informou que, quando foi encerrado o período de coleta de informações, 189.261.144 pessoas tinham sido recenseadas, em todo o país, o que significa 91% da população. Em 1 de março, começou a etapa de apuração do Censo, quando os dados coletados são analisados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC). Faz parte desse trabalho fazer verificações específicas de setores censitários e municípios selecionados pelo CFC, o que pode implicar, inclusive, alguns retornos a campo.

COMPARTILHE