Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Atual e ex reitores disputam o segundo turno da eleição da UFF

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O segundo turno será realizado nos dias 11 a 13 de julho
Reitoria da UFF. Foto- Divulgação
A eleição escolherá quem assumirá a reitoria do quadriênio 2022-2026. Foto: Reprodução internet

O atual e um ex-reitor disputarão o segundo turno das eleições na Universidade Federal Fluminense, para a escolha de quem assumirá a reitoria do quadriênio 2022-2026, nos próximos dias 11 a 13 de julho.

Terminada a apuração do primeiro turno, na sexta-feira (24), a chapa “Juntos Pela UFF”, encabeçada pelo atual reitor Antonio Claudio Lucas da Nobrega obteve 43.99% da preferência da comunidade acadêmica. A “UFF Plural & Democrática” , do ex-reitor Roberto de Souza Salles ficou em segundo lugar com 31.03% dos votos.

A terceira chapa que disputou o primeiro turno, “Movimento UFF Democrática”, encabeçada pelo ex-diretor da faculdade de Direito Wilson Madeira Filho obteve 24.98% dos votos. 

A “Juntos Pela UFF” foi a escolhida por 3.221 alunos, 1.359 docentes e 674 técnicos. Já a “UFF Plural & Democrática” mostrou ser a preferida entre os técnicos, com 1.058 votos. Entre os alunos e docentes, obteve, respectivamente, 1.691 e 464 votos. A chapa “Movimento UFF Democrática” foi a segunda colocada tanto na preferência dos alunos quanto dos técnicos com  2.993 e 685 votos, respectivamente. Entre os docentes obteve a preferência de 434 votantes.

Médico e pesquisador, Antonio Claudio Lucas da Nobrega tem como vice na sua chapa o professor de Engenharia Química Fabio Barboza Passos. Já o professor de Medicina Veterinária Roberto de Souza Salles compôs sua chapa com Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão, ex-diretora do Instituto de Biologia, como candidata à vice.

A apuração do segundo turno será feita nos dias 14 e 15 de julho. Uma lista tríplice com os três mais votados será encaminhada ao presidente da República. A praxe, nas eleições acadêmicas, é que o mais votado seja confirmado como reitor da instituição.

Leia mais: Novas linhagens do coronavírus fazem Covid explodir no estado do Rio

COMPARTILHE