3 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Verão de 2025 entra para história de Niterói como o de recorde de incêndios

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Corpo de Bombeiros falam em 317 casos, já a prefeitura em 150 ocorrências de fogo em vegetação em Niterói, este ano
incêndio morro santo inácio, niterói
O incêndio no morro Santo Inácio, em São Francisco, foi um dos maiores do período. Foto: arquivo A Seguir Niterói

O verão de dias com temperaturas de 42,2 graus, em Niterói, se foi. Oficialmente, a estação mudou. Porém, nos primeiros dias do outono, uma situação típica do verão passado tem se repetido: apesar da previsão de chuva, a seca tem predominado. E com ela, o risco elevado de incêndio nas matas da cidade.

Leia mais: Governo do estado quer ter a palavra final sobre destino do Caio Martins

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, do início do ano, até agora, a corporação atendeu 317 ocorrências, em Niterói, contra 34, no mesmo período, no ano passado.

Em fevereiro, a cidade chegou a ter 15 focos de incêndio, em um único dia, como informou para o A Seguir o  secretário-adjunto de Defesa Civil de Niterói, Coronel Walace Medeiros. Pelas contas da secretaria municipal do Clima, Defesa Civil e Resiliência, de janeiro a março, o número de ocorrência de fogo em vegetação, na cidade foi de 150.

E tudo como consequência da seca: no período, houve um aumento de 63% no número de dias sem chuva, em Niterói. Porém, não é somente a mata que está “sentindo” a falta de chuvas. A seca prolongada em Niterói causou estragos, também, na Lagoa de Piratininga, que teve seu espelho d’água diminuído e exibiu a terra rachada.

Os pontos mais suscetíveis a incêndios, na cidade, é onde tem a vegetação voltada para a face norte, nos morros, porque é a que recebe mais insolação, mais incidência do sol praticamente todo o dia.

– Quando tem essa combinação de vegetação face norte com os imóveis, residências próximas, esses são os locais de maior preocupação nossa.- explicou o Coronel Medeiros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Fonseca foi o bairro que registrou maior número de focos de incêndio, neste início de ano, em Niterói: 31 ocorrências.

Porém, foi em São Francisco que aconteceu o incêndio que marcou o período: o que destruiu parte da vegetação do morro Santo Inácio que chegou a cobrir com fumaça e fuligem uma boa parte da cidade .

Previsão do tempo

Até a próxima sexta-feira (28), segundo o site Climatempo, existe previsão de chuva para Niterói. Porém, serão pancadas rápidas e com pouco volume. Na sexta-feira, inclusive, a possibilidade de chuva na cidade é de 56%. O que significa uma grande probabilidade da chuva não aparecer.

Para esses próximos dias, a temperatura pode chegar a 30 graus. Ou seja, até o momento, o outono, estação que tem por característica dias com temperaturas mais amenas, ainda não disse a que veio, em Niterói. Sem falar que, em abril, existe a possibilidade de ocorrência de onda de calor.

 

 

COMPARTILHE