Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Viradouro escolhe samba-enredo de 2023 no domingo (16)

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O enredo da Viradouro para o próximo Carnaval é sobre Rosa Courana, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil
Marcelo-Adnet
O ator e carnavalesco Marcelo Adnet faz parte do time de autores de uma das composições da disputa. Foto: reprodução rede social

A Unidos do Viradouro escolhe, neste domingo (16), o samba-enredo que vai embalar o desfile da escola em 2023, no Sambódromo do Rio de Janeiro. O humorista, compositor e carnavalesco Marcelo Adnet faz parte do time de autores de uma das composições da disputa.

No próximo ano, ele seguirá como carnavalesco da escola Botafogo Samba Clube, que integra a Série Prata do carnaval carioca, que desfila na rua Intendente Magalhães, acesso para o Sambódromo. Adnet estreou como compositor de samba-enredo em 2020, ao mesmo tempo, na própria Botafogo e também na São Clemente.

Na Viradouro, o enredo do próximo Carnaval é “A Flor do Rio de Janeiro: Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz”. Fala sobre a trágica e mística história de Rosa Courana, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil.

Leia mais: Viradouro é patrimônio cultural imaterial de Niterói

As composições que disputam a final têm os seguintes compositores:

Parceria 20 – Renan Gêmeo, Raphael Richaid, Rodrigo Gêmeo, Bebeto Maneiro, Marcelo Adnet, Carlinhos Viradouro, Gustavo Albuquerque, Bello, Baby Do Cavaco e Ricardo Neves.

Parceria 22 – Pc Portugal, Lucas Macedo, Mocotó, João Perigo, Marco Suarez, Marcelo Lepiane, Serginho Rocco, Chanel, Marcelo Valença e Matheus Gaúcho.

Parceria 23 – Claudio Mattos, Dan Passos, Marco Moreno, Victor Rangel, Lucas Neves, Deco, Thiago Meiners, El Toro, Luis Anderson e Jefferson Oliveira.

Os números estão relacionados à ordem de inscrição dos sambas na competição. Nenhum dos participantes integrou o time de compositores do samba do Carnaval de 2022, que teve como enredo “Não há Tristeza que Possa Suportar Tanta Alegria”. Neste ano, a escola ficou em terceiro lugar.

Em 2023, a Viradouro vai encerrar o desfile do Grupo Especial, no dia 20 de fevereiro.

A disputa final para a escolha do samba-enredo da escola começa às 16h, na quadra da agremiação: Av. do Contorno nº 16, no Barreto. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser comprados na Boutique da Escola.

Ouça os sambas finalistas clicando aqui

COMPARTILHE