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Caberá à Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a realização de estudos técnicos para a viabilização da Linha 3 do Metrô. O trajeto vai ligar os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí à cidade do Rio de Janeiro.
A Coppe/UFRJ foi responsável pelo estudo que subsidiou o governo do estado a implantar um novo modelo de operação para o serviço aquaviário do Rio de Janeiro.
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Com o nome de Projeto de Integração, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Mobilidade no Rio de Janeiro (PRISMA-RJ), o estudo será desenvolvido por pesquisadores do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe, por meio dos laboratórios RESET (Rede de Estudos em Engenharia e Socioeconômicos de Transportes) e OPTGIS (Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas). A coordenação ficará a cargo do professor do PET, Rômulo Orrico.
De acordo com a UFRJ, o objetivo do PRISMA-RJ é “oferecer uma base técnica robusta para subsidiar decisões estratégicas relacionadas ao planejamento, estruturação e viabilidade da futura linha metroviária”
Pesquisadores da Coppe acreditam que a Linha 3 do Metrô “tem potencial para transformar significativamente a conectividade urbana e intermunicipal, promovendo acessibilidade, redução de desigualdades, valorização urbana, descarbonização do transporte e geração de emprego e renda”.
O estudo prevê a elaboração de diagnósticos urbanos e operacionais; simulação de demanda e elaboração de minuta de edital de licitação. Para a elaboração do projeto, a Coppe/UFRJ pretende realizar audiências públicas para escuta da população.
A primeira vez que se pensou na criação de um modal de transporte ferroviário para ligar as cidades do Rio de Janeiro e Niterói data do final do século 19, ainda sob reinado de Dom Pedro II. Na prancheta, o primeiro traçado do que veio a se chamar Linha 3 foi feito em 1968 e ligaria a zona norte carioca a Niterói.
Em 2015, quando a Linha 3 voltou a ser falada pelo Governo do Estado, a ideia era ligar o Centro do Rio a Niterói, tendo como um dos trechos um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba, em São Gonçalo.
Antes, em 2013, o Governo do estado chegou a cogitar fazer a ligação entre os dois municípios por um monotrilho.
A construção da Linha 3 do Metrô já teve seu custo estimado em R$ 1,2 bilhão pelo Governo federal, em 2011. Dois anos depois, o valor passou para R$ 2,57 bilhões em estimativa do Governo estadual.
A implantação da Linha 3 do Metrô, com ligação entre Rio e Niterói, voltou à cena, agora, com o projeto da candidatura coletiva das cidades de Niterói e Rio para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, tendo à frente os prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes.
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