Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

UFF inaugura consultório médico virtual na Estação Brasileira da Antártica

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Consultas serão feitas com auxílio de holografia. De lá, as transmissões serão recebidas pelo Hospital Universitário Antonio Pedro, em Niterói
modulo_meteoro_antartica
Módulo Meteoro, localizado na Estação Brasileira na Antártica. Foto: Acervo do Projeto Telessaúde

Uso da holografia para auxiliar consultas médicas feitas à distância é uma realidade na Universidade Federal Fluminense (UFF). O primeiro consultório virtual que vai permitir a utilização da nova tecnologia será inaugurado na próxima sexta-feira (10), às 15h, no módulo Meteoro, localizado na Estação Brasileira da Antártica.

Leia mais: Depois de diminuir e envelhecer, Niterói vai fazer seu próprio “censo”

 

As imagens que serão transmitidas de lá serão recebidas pelo Centro Holográfico foi montado no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). No momento, apenas a UFF/HUAP vão utilizar essa tecnologia, em caráter pioneiro.

 

O desenvolvimento dessa tecnologia foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integra o Projeto Telessaúde, que visa fornecer atendimentos que serão conduzidos a partir do HUAP.

 

O Telessaúde é liderado pelos docentes André Brandão (coordenador administrativo) e Beni Olej (coordenador técnico) e utiliza-se das instalações do Centro Holográfico, uma tecnologia inovadora desenvolvida a partir da parceria entre pesquisadores da Escola de Engenharia e da Faculdade de Medicina da UFF.

 

– Quando essa tecnologia é utilizada, a imagem holográfica de quem está no Consultório Virtual de Saúde aparece na frente da pessoa que está recebendo os dados no Centro Holográfico – explicou Beni Olej.

 

Segundo ele, o consultório virtual é como um consultório comum, mas com alguns detalhes diferentes. Para que a transmissão holográfica possa ser feita, o fundo do consultório deve ser escuro e precisa ter também uma câmera de transmissão de alta definição.

 

– É relativamente barato montar um consultório virtual, é questão de aproveitamento da luz – informou Olej.

 

O consultório na Estação Brasileira da Antártica será permanente. O professor observou que, em uma estação de pesquisa longínqua como essa, o médico que está no local muitas vezes precisa do suporte de especialistas diversos, “algo que não é possível presencialmente”. Assim, terá suporte através da telemedicina para contar com o apoio de profissionais do HUAP.

 

Na inauguração do consultório virtual será feita uma simulação pública de uma consulta. Vão participar o professor Jairo Werner, gerente da iniciativa do Centro Holográfico, na UFF; o comandante militar da estação, e o médico presente no módulo Meteoro. O evento poderá ser acompanhado, ao vivo, pelo canal do Youtube do Núcleo de Telessaúde.

 

Estação Brasileira da Antártica

 

A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) está localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado, na Antártida. Entrou em operação em 1984. Foi parcialmente destruída por um incêndio no dia 25 de fevereiro de 2012, quando 60 pessoas se encontravam na base. Foi reinaugurada em 2020. A administração da estação é executada por militares da Marinha do Brasil, que ali permanecem durante um ano, sendo trocados ao final do período.

 

Fonte: UFF

COMPARTILHE