Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

UFF estreia peça sobre relação de mãe e filha e questões geracionais

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Texto é de Daniela Pereira de Carvalho (autora de “Renato Russo”, “A hora do boi” e “Uma revolução dos Bichos”
A-Menina-Escorrendo-dos-Olhos-da-Mae-2717.JPG
Peça aborda homofobia, as lutas históricas feministas e a construção de um novo lugar para a mulher na sociedade contemporânea. Foto: Divulgação/ Nil Caniné

Três gerações de mulheres, atravessada por questões urgentes como a homofobia, as lutas históricas feministas e a construção de um novo lugar para a mulher na sociedade contemporânea. Esse é o tema central da peça “A menina escorrendo dos olhos da mãe, que estreia nesta sexta-feira, 17 de maio, no Teatro da UFF. O espetáculo já passou por uma temporada no teatro Poeirinha, no Rio, em janeiro deste ano.

Leia mais: Niterói 40°entra na onda das gelaterias

O texto é de Daniela Pereira de Carvalho (autora de “Renato Russo”, “A hora do boi”, “Uma revolução dos Bichos”, entre outros. A direção é de Leonardo Netto, vencedor dos Prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito e Melhor Ator) e APTR (Melhor Autor) por “3 Maneiras de Tocar no Assunto”. As vendas dos ingressos estão disponíveis na plataforma Guichê Web e na bilheteria do Teatro da UFF.

No elenco, Guida Vianna (recentemente vencedora dos Prêmios APTR, Cesgranrio e FITA de Melhor Atriz por seu trabalho em “Agosto”) e Silvia Buarque (no ar nas séries “Impuros”, no Star+, e “Betinho: No Fio da Navalha”, no Globoplay, que também assina a produção.

– Me dei conta, com essa peça, de que sou uma veterana. Dani (Pereira de Carvalho, autora) gostou de mim ainda na sua adolescência, ao me assistir em duas peças nos anos 90 – eu, ainda uma jovem de 20 e poucos anos. Tempos depois, durante a pandemia, Dani me convidou pra ler a peça com ela por Zoom. Me encantei com o texto e decidi produzir, coisa de veterana mesmo, rs. A nós se juntou a Guida (Vianna) que me faz lembrar que ainda tenho muito a aprender. E veio o Leo (Netto, diretor), também para ensinar. Estou no céu! – ressaltou.

SINOPSE

Antonia (Silvia Buarque), aos 50 anos, está num quarto de hotel com sua mãe, Elisa (Guida Vianna), a quem pouco viu ao longo dos anos. Elas tentam resgatar uma relação prejudicada pela dificuldade de Elisa em lidar com o fato de Antônia ser lésbica. Querem desmontar a “parede de gelo” que as separou por 30 anos. Neste reencontro, Antônia acaba revelando um segredo que a atormentou ao longo destas três décadas: ela teve uma filha que foi entregue para adoção.

Há uma passagem de tempo, e vemos Antonia (agora Guida Vianna) aos 70 anos. Ela vai conhecer Helena (Silvia Buarque), a criança que entregou para adoção há 50 anos atrás. A iniciativa partiu da filha, em busca da própria origem. O encontro acontece num jantar no restaurante de Helena, quando terão a oportunidade de conversar sobre suas trajetórias e os laços que as unem.

A peça fica em cartaz no Teatro da UFF por dois fins de semana: 17,18 e 19 de maio e 24, 25 e 26 de maio.

Serviço:

Datas: 17 a 26 de maio
Horário: Sexta e Sábado às 20h | Domingo às 19h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

COMPARTILHE