COMPARTILHE
A recuperação do Túnel do Tibau, em Piratininga; a implantação do Museu do Cinema Brasileiro e a reurbanização e drenagem da Avenida Ernani do Amaral Peixoto foram objeto de três editais de licitações de obras, lançados pela prefeitura de Niterói, nesta terça-feira (15). Todos tiveram o valor estimado para a contratação colocados sob sigilo, no próprio edital. As licitações são de responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).
Leia mais: Se essa barca não virar… Governo do estado faz licitação para travessia Rio-Niterói
O Túnel do Tibau faz a ligação da Lagoa de Piratininga com o mar. Foi construído pela Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), atual Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre 2004 e 2008. Em 2019, uma parte desmoronou, obstruindo a passagem do mar, afetando a renovação da água da lagoa.
A Prefeitura de Niterói já fez duas tentativas de desobstrução do túnel. Em 2022, por conta de novos desmoronamentos, obras no local foram definitivamente paralisadas. Agora, Prefeitura busca contratar empresa especializada para elaborar o projeto executivo e as obras da estabilização estrutural definitivas do Túnel do Tibau.
– Tendo em vista a atual situação de riscos de novos desplacamentos de rochas no interior do túnel do Tibau, serão feitos projetos executivos de reforma do sistema de contenção do lado da lagoa, projeto de instalação da comporta do lado do mar e projeto geotécnico para estabilização das áreas colapsadas e fragilizadas, de modo a obter a estabilização definitiva do túnel do Tibau – informou Dionê Castro, coordenadora do Programa PRO Sustentável.
A licitação está marcada para o dia 8 de novembro. Confira o edital completo aqui
O edital de licitação relacionado com o Museu do Cinema Brasileiro é para contratar a empresa que será a responsável pela obra de implantação do projeto. De acordo com a Prefeitura, o museu será instalado nos dois andares de um prédio já existente no Reserva Cultural, na Avenida Visconde do Rio Branco, em São Domingos. Será o primeiro museu do Brasil que vai contar a história do cinema nacional.
Do outro lado da rua, na Praça Leoni Ramos, a Prefeitura desapropriou um sobrado abandonado que, segundo informou, será a sede administrativa do museu.
No início de outubro, o projeto do Museu do Cinema Brasileiro foi apresentado pelo prefeito Axel Grael.O Museu do Cinema Brasileiro será um espaço interativo dedicado a celebrar a diversidade do cinema nacional. O museu vai ocupar dois andares, cada um com uma área de mil metros quadrados, e terá uma curadoria que reflete a história e a evolução do cinema brasileiro.
No primeiro pavimento, o museu terá uma linha do tempo que destaca a trajetória do cinema brasileiro e suas influências no cenário internacional. Equipamentos audiovisuais e exposições de curtas-metragens e documentários vão apresentar os principais marcos e efeitos especiais que se destacaram na indústria cinematográfica ao longo dos anos.
O segundo andar será dedicado a um espaço educativo e cultural, equipado com infraestrutura moderna para eventos e exposições temporárias. Este espaço terá mostras fixas em homenagem a duas figuras importantes da história do cinema niteroiense: Nelson Pereira dos Santos e Paulo Gustavo.
A licitação está marcada para o dia 7 de novembro. Confira o edital completo aqui
O edital de licitação referente à Avenida Amaral Peixoto é para a contratação de empresa responsável pelas obras de reurbanização e drenagem da via e outras ruas do entorno.
O projeto prevê obras na Av. Ernani do Amaral Peixoto, na Rua da Conceição e nas vias transversais, da Av. Visconde do Rio Branco até a Rua Visconde de Sepetiba. O objetivo, segundo a Prefeitura, é “transformar os espaços urbanos em locais de maior conforto e segurança para os pedestres e valorizar bens tombados e equipamentos de mobilidade no entorno e evitar a ocorrência de alagamentos em momentos de chuvas extremas”.
As intervenções pretendem, ainda, melhorar as condições de circulação de pedestres, com aumento das áreas livres das calçadas, proporcionar mais conforto e segurança para os ciclistas, priorizar o transporte público e aumentar biodiversidade local, valorizando o paisagismo com o plantio de mais árvores e uso de vegetação nativa, incrementando também a estética e o comércio da região.
O trajeto completo previsto para o VLT de Niterói passa pela Avenida Amaral Peixoto e a realização de obras de drenagens em diferentes pontos da cidade.
A licitação está marcada para acontecer também no dia 7 de novembro. Confira o edital completo aqui
COMPARTILHE