Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Eleição 2024: começa o troca-troca nas secretarias de governo de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Dayse Monassa deixa a Seconcer e deve ser candidata a vereadora; Luciano Paez (Clima), Walace Medeiros (Defesa Civil) e Gallo (Esporte) também deixaram o governo
dayse monassa
Após mais de 11 anos à frente da secretaria municipal de Conservação, Dayse Monassa deixou o cargo. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Após mais de 11 anos à frente da secretaria municipal de Conservação, Dayse Monassa deixou o cargo na última sexta-feira (5).  No seu lugar entrou Ricardo Frederico Araujo Lanzellott, que era seu subsecretário.

Leia mais: Bairros em Niterói seguem sem água 48h após retomada do abastecimento da cidade

A saída de Dayse do posto de “síndica” de Niterói não passa por nenhuma eventual crise com o prefeito Axel Grael. Muito pelo contrário. Nos últimos dias, o Diário Oficial da cidade registra um frenético movimento de exonerações e nomeações com vistas às próximas eleições municipais, em outubro.

Pela lei eleitoral, quem pretende disputar uma vaga de vereador precisa se desincompatibilizar de cargo público seis meses antes das eleições. Já quem vai disputar a vaga de prefeito ou vice, pode ficar mais tempo e deixar o governo quatro meses antes das eleições.

No meio do troca-troca de cargos, até esta segunda-feira (8), Rodrigo Neves seguia como secretário Executivo de Niterói. As apostas são que ele vai se desincompatibilizar somente no último momento permitido pela lei. Já foi decidido que será substituído no cargo por André Diniz, atual secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa.

Confira quais mudanças já ocorreram no governo municipal:

Walace Medeiros Barbosa deixou o cargo de secretário de Defesa Civil e Geotecnia. Foi substituído por Eric Almeida de Oliveira, seu subsecretário.

Luciano Paez não responde mais pela secretaria do Clima. Foi substituído na vaga por Fabio Lima Peixoto da Silva.

Nadine Monteiro Borges saiu da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, sendo substituída no cargo por Luciano da Cruz Mendonça.

Luiz Carlo Gallo não é mais o titular da secretaria de Esportes e Lazer. Passou a responder pelo cargo seu então subsecretário, Rubens Tavares Goulart.

José Antônio Fernandes deixou o cargo de secretário do Idoso, sendo substituído por Anderson da Silva Ferreira.

Fernando Brandão Solano de Mendonça deixou o cargo de presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, que ocupava desde dezembro de 2023, quando substituiu Bárbara Siqueira, que havia falecido. Para o lugar de Fernando foi nomeada sua ex-mulher, Marcelly Apolinário Ribeiro de Mendonça, que desde novembro passado era Diretora de Turismo da Neltur . Ela foi uma das 771 demissões da Emusa, feitas em um único dia, em maio de 2023. 

O vereador licenciado Jhonatan Costa dos Anjos deixou a Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Foi substituído pelo coordenador Nilton Leandro di Motta.

Filipe Simões não responde mais pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, da Secretaria Municipal do Urbanismo e Mobilidade. No seu lugar assumiu Helena Seyfarth de Souza Porto.

Walkiria Nicteroy Oliveira deixou o cargo de Subsecretária da Secretaria Municipal de Governo e foi substituída por Beatriz Araújo Lopes Durval.

Oto Bahia e Silva deixou a Secretaria de Governo., sendo substituído por Cláudia de Almeida Ferreira.

O promotor de eventos Haroldo Enéas deixou o cargo de subsecretário da Secretaria Executiva. Ele era o Chefe do Cerimonial da prefeitura.

 

COMPARTILHE