COMPARTILHE
O som do maquinário se misturava com a euforia das crianças que, empolgadas, aumentavam seu tom de voz na tentativa de carimbar a expectativa do passeio. A fila era enorme na Estação do Trenzinho, localizado próximo ao lago Paulo Gustavo. Os pais capturavam o momento com muitos vídeos e fotos. Alguns deles estavam mais animados que os próprios filhos.
Leia mais: Empresa da árvore de São Francisco é a mesma do palco que desabou em Icaraí
– Eu vim de surpresa, sem me preparar muito. Vi nas redes sociais da Prefeitura que teria um trenzinho e resolvi trazer meu filho. Ele está muito animado, mas acho que a mãe está mais. Nem trouxe celular, não sei como vou fazer em relação ao QR Code – afirmou Renata, mãe de Bernardo.
A preocupação é legítima, pois para realizar o passeio é necessário um cadastro simples em um dos três totens instalados pela Prefeitura de Niterói. Mas no fim da tarde desta sexta-feira (8) a Prefeitura optou pelo passeio da forma mais convencional possível: sem cadastro e por ordem de chegada. O resultado foi uma fila imensa nos primeiros minutos da inauguração da novidade do ano.
Segundo uma agente da Prefeitura que estava no local, a capacidade do trem é de 14 pessoas. O agendamento é feito no dia e vale apenas para ele. Após o cadastro, é enviado uma mensagem com um lembrete do passeio. Apenas crianças com mais de 1,10m poderão entrar desacompanhadas. É possível fazer o passeio das 16h às 22h.
O trajeto
O circuito é bem rápido. O trem sai atrás do lago próximo à estátua do Paulo Gustavo, dá a volta e passa pelo lago das baianas, depois retorna ao ponto de partida. Na fila, muitos comentários sobre a frustração de não ter uma árvore de Natal esse ano na cidade. A árvore, que seria inaugurada no próximo domingo (10), na praça Rádio Amador em São Francisco teve sua estrutura desabada na madrugada desta sexta-feira (8).
O episódio colocou em suspensão qualquer possibilidade de inauguração da tradicional árvore de São Francisco. A empresa é mesma responsável pela montagem do palco que celebraria os 450 anos da cidade, na praia de Icaraí, no dia 18 de novembro, cancelando os shows de Marisa Monte, Barão Vermelho e o encontro de artistas da cidade como Byafra, Marcos Sabino e Dalto.
Muitas luzes e jingle bell
O cenário iluminado, com corredores e cascatas de luzes davam o tom do clima natalino. Muitas crianças passavam pelo local e tiravam fotos com o avião do Papai Noel, as bolas da árvore de Natal, os tambores, os soldados. A outra grande atração da noite, a chegada do Papai Noel foi atrasada. A previsão era que o bom velhinho chegasse às 17h. Até 19h, nada dele. A exposição que exibe as roupas do Papai Noel ao longo dos tempos, instalada no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno também teve seu horário de abertura alterado devido aos últimos retoques da montagem.
A noite seguiu com a inauguração das luzes natalinas e com o show “Otávio Almeida canta Jobim & Sinatra”, no palco Paulo Gustavo – próximo da estátua do ator – às 19h30. Também foram montadas barracas de food truck de petiscos, crepes, massas, hambúrguer e chopes artesanais.
A programação
A programação segue no fim de semana. No sábado (9), o DJ Matuto (18h) dá início a noite. Após o público pode conferir o Choro na Rua com participação de Otávio Almeida (19h) e o cantor Claudio Zoli com o tour “O Show não pode parar” (20h30). O domingo (10) terá apresentação do DJ Taia Pitaia (18h), Orquestra da Grota (19h) e um especial Niterói Canta Erasmo Carlos com Daíra e Tacy (20h30). Nos intervalos, os DJs assumem novamente.
COMPARTILHE