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Transmissão do jogo da seleção e cervejas inspiradas na Copa são atrações no Mondial de la Bière

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

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Marcas produzem cerveja com seis lúpulos em “homenagem” ao hexacampeonato que a seleção nacional busca neste mundial
apa brasil búzios corte
Apa Brasil, da cervejaria Búzios, foi um dos lançamentos. Fotos: Sônia Apolinário

Para os fãs da dobradinha futebol e cerveja, ver o próximo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo em um festival dedicado à bebida pode ser  uma “Dineylândia”. Nesta sexta-feira (9), o Mondial de la Bière transmite, em telões, o jogo ente Brasil e Croácia, a partir das 12h. Por conta disso, os portões, na Marina da Glória (RJ), serão abertos às 11h.

Leia mais: Marcas de Niterói farão lançamentos no Mondial de la Bière

O festival, que acontece até domingo (11), também foi palco de lançamento de cerveja inspirada na Copa do Mundo. Foi o caso da cervejaria Búzios e o rótulo APA Brasil. Essa American Pale Ale com 5,1% de teor alcoólico foi feita somente com ingredientes nacionais. No caso dos lúpulos, foram seis, em “homenagem” ao hexacampeonato que a seleção nacional busca nesta Copa.

Sócio e cervejeiro da marca, Luiz Rogério informou que a levedura foi extraída de casca de limão. Os maltes foram fornecidos pela Agrária e Maltes Catarinense. Os lúpulos vieram de diferentes produtores nacionais. Foram usados: Zeus, Magnum, Sorachi Ace, Centennial, Comet e Cascade.

Estes dois últimos foram plantados em uma área da fábrica da cervejaria, no balneário de Búzios (RJ), recém-inaugurada, no bairro de Aretê.

Leia também: Copa do Mundo inspira rótulos de cerveja

A Overhop criou a Sixta, uma American IPA de 6,% de teor alcoólico, também feita com seis lúpulos: Pacific Sunrise, Strada, Citra, Azacca, Galaxy e Cantennial. De acordo com a cervejaria, trazem para a cerveja aroma e sabor de frutas tropicais e cítricas.

Por falar em Overhop, a marca levou a medalha de platina no concurso interno do festival, o MBeer Contest. Na verdade, levou duas de platina porque dois dos seus rótulos foram apontados como os melhores do evento pelo júri da premiação: a Bolo de Laranja da Tia Mey (Russian Imperial Stout com laranja e cacau) e a Pash (Catharina Sour com Maracujá e Uva).

A marca também faturou três medalhas de ouro com os rótulos Amora (Catharina Sour), Aeternum (Russian Imperial Stout) e Unleash the Chaos.

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Outras sete cervejarias também levaram medalha de ouro, entre eles, a niteroiense Noi para o rótulo Bárbara (Wood Aged Beer, com 12% de teor alcoólico).

A também niteroiense Masterpiece chamou a atenção para o seu estande, decorado com três quadros feitos com latinhas das suas cervejas.  Com  40 latas, “pintou” o rótulo da Van Gogh (Dark Sour com Mirtilo e Framboesa); outras 40 formam usadas para montar o rótulo da Mona Lisa (Catharina Sour com seriguela e morango); com 80 latas reproduziu o rótulo da Michelangelo (West Coast Double IPA)..

Masterpiece usou 160 latinhas para “pintar” três quadros que enfeitam o estande da marca no festival.

Ainda sobre lata, a Masterpiece, levou o prêmio de lata mais bonita do Brasil de cervejaria de pequeno porte para a sua Às Mulheres. O resultado deste concurso bem como do MBeer Contest foram divulgados na terça-feira (6), véspera da abertura do festival.

Curiosidades

A cerveja mais cara do Mondial de la Bière é a Pictii, da Sundog (RJ). Trata-se de uma Old Celtic Braggot, feita com mel e especiarias, envelhecida por quatro anos em barril de carvalho. Uma dose de 200 ml sai por R$ 99.

A mais alcoólica é a Double Perigosa Ice Distillation, que tem 25% ABV. Foi produzida pela Bodebrown (PR) e também está entre as mais caras do festival: R$ 50, a dose de 200 ml.

 

 

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