COMPARTILHE
O trânsito de Niterói tende a ficar ainda mais conturbado neste fim de ano. Conforme estimativa da Ecoponte, responsável pela administração da Ponte Rio-Niterói, mais de 1,7 milhão de veículos devem trafegar pela rodovia de quinta (22) a segunda-feira (2 de janeiro), nos dois sentidos, devido às festas do Natal e do Réveillon. É como se fossem 170 mil veículos por dia.
Leia mais: Niterói tem engarrafamentos em qualquer lugar e sem hora marcada no fim de ano
O maior fluxo está previsto para o sentido Niterói e Região dos Lagos, com a travessia de 941 mil veículos. De quinta-feira a sábado (24), véspera de Natal, mais de 250 mil condutores devem cruzar a via. A previsão é que outros 250 mil veículos atravessem a ponte, entre 29 e 31 de dezembro, para as festas de ano novo.
Em direçãoao Rio de Janeiro, a expectativa é de 820 mil veículos. O deslocamento começa já nesta quinta, com a passagem de 80 mil pessoas, e no domingo (1º) e na segunda-feira (2), quando 150 mil famílias retornam para casa.
As vias de acesso à Ponte, como Avenida Roberto Silveira e Marques do Paraná, em Icaraí, e Alameda São Boaventura, no Fonseca, devem ficar ainda mais caóticas nesse período. Além da própria população niteroiense, existe um engarrafamento intenso dos moradores de cidades vizinhas, como Maricá, São Gonçalo e Itaboraí, que já passam rotineiramente pelo município em função da ponte.
Levantamento da Ecoponte revela que, de janeiro a novembro de 2022, foram realizados 13.335 atendimentos mecânicos na Ponte Rio-Niterói. As cinco principais causas são pane mecânica, como falta de óleo ou rompimento da correia do motor; pneu furado; superaquecimento do veículo; pane seca e pane elétrica.
Além de gerar engarrafamentos, essas ocorrências também provocam acidentes na rodovia. Para evitar qualquer transtorno, a Ecoponte orienta que, antes de viajar, o condutor realize uma manutenção preventiva do veículo.
A concessionária também vai manter integralmente as equipes de atendimento, que contam com médicos e enfermeiros resgatistas, ambulâncias UTI e de resgate, guinchos e caminhões-pipa. A Ecoponte dispõe do Centro de Controle do Tráfego, que monitora a via 24 horas por dia.
COMPARTILHE