25 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Torrefação recém-inaugurada em Niterói estreia no Rio Coffee Nation

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O evento, que é referência no segmento de cafés especiais e orgânicos, será realizado de sexta-feira (20) a domingo (22), no Pier Mauá (RJ)
café no chalé
Café no Chalé oferece produtos com cerca de dez perfis sensoriais diferentes. Fotos: Divulgação

Uma casa na Ponta d’Areia abriga, há menos de uma semana, uma torrefação de cafés especiais e uma escola de café. Trata-se do Café no Chalé que já chega fincando a bandeira de Niterói no Rio Coffee Nation. O evento, que é referência no segmento de cafés especiais e orgânicos, será realizado de sexta-feira (20) a domingo (22), no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Leia mais: Uma lição de cores e afetos em colégio da Ilha da Conceição, em Niterói

A equipe encabeçada pelo mestre de torra e barista Diego Carvalho lança, no evento, o Café do Everado, de Bom Jardim, região serrana do Rio de Janeiro, que vai disputar a competição de “Melhor café torrado para Espresso”.

– O café do Rio de Janeiro está despontando. Queremos evidenciar cada vez mais isso – afirmou Carvalho que também trabalha com produtores de Minas Gerais (Região das Matas) e Bahia (Chapada Diamantina).

Se o espaço do Café no Chalé é novo, o trabalho da equipe nem tanto. Foi em 2018 que tudo começou, com uma torrefação e cafeteria, em Pendotiba. Em 2020, as portas se fecharam por conta da pandemia do Coronavírus. Carvalho partiu, então, para trabalhar apenas a torra de grãos de café com atendimento por delivery.

Até então, as torras vinham sendo feitas em duas fábricas, em Niterói e São Gonçalo. Agora, ficou tudo unificado na Ponta d’Areia, em um imóvel de 100 metros quadrados que ainda abriga um coffee bar e uma loja que oferece os mais diversos acessórios para baristas e apaixonados pela bebida, além de cafés com cerca de dez perfis sensoriais diferentes.

Catherine, Diego e Marcelo: os sócios do Café no Chalé.

– Em Niterói, de uma maneira geral, o público prefere os cafés com perfil mais voltado para chocolate e caramelo, que têm uma acidez mais sutil. Os cafés mais frutados ainda assustam um pouco – observou Carvalho.

Junto com ele no Café no Chalé estão os baristas Catherine Prett e Marcelo Menezes que aportou em Niterói depois de ficar sete meses na Austrália, país de coffeelovers por excelência.

Conquistar novos clientes, é claro que faz parte da motivação do grupo para participar do Rio Coffee Nation. Porém, segundo Carvalho, uma das metas da empresa é fazer o público ter cada vez mais admiração pelos cafés oferecidos pelas cafeterias de Niterói – muitas abastecidas por ele.

– Fazemos questão de dizer que somos de Niterói. Até porque, nossos produtos receberam o selo de produto agroecológico da cidade, concedido pela secretaria do Meio Ambiente. É um desafio fazer as pessoas, em Niterói mesmo, perceberem que podem consumir “em casa” produtos tão bons ou melhores do que encontram no Rio de Janeiro. A torra tem toda uma ciência fascinante e pouco conhecida – disse Carvalho.

De Niterói, também participa do evento a cervejaria Matisse.

Programação

A 4ª edição do Rio Coffee Nation contará com a presença de 50 produtores de café de diversas regiões do país. O auditório Coffee Talks terá uma programação de palestras e workshops. No palco Coffee Experience, baristas e chefs se apresentarão executando receitas e ensinando diferentes métodos de preparos de cafés. Além disso, serão realizadas aulas guiadas de degustações de cafés e criação de receitas.

Uma novidade desta edição é o concurso que vai escolher o melhor barista do evento. Outra atração é o Happy Hour com Bossa Nova sendo tocada, ao vivo, em um espaço que também servirá drinques à base de café.

Serviço 4ª Rio Coffee Nation
Pier Mauá | Armazém 1B – Av. Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, Rio de Janeiro.
Horáriosde funcionamento: Sexta (20), a partir das 12h; Sábado (21) e Domingo (22), a partir das 10h.
Ingressos à venda no site do evento – o ingresso não dá direito à participação nas oficinas e workshops que são pagas separadamente.

O Café no Chalé fica na R. Silva Jardim, 71, na Ponta D’areia, em Niterói.

COMPARTILHE