Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Uma lição de cores e afetos em colégio da Ilha da Conceição, em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Alunos participam de projeto que resultará na criação de um grafite no muro da instituição, além de pequenos reparos no prédio
Proje7o Arco Íris
Parte do desenho, a baleia já começou a ser pintada no muro da escola. Foto: Divulgação

Uma baleia que flutua com a ajuda de livros e balões coloridos passou a dar as boas vindas aos alunos do Colégio Estadual Zuleika Raposo Valladares, na Ilha da Conceição. E foram eles mesmos quem a criaram.

A baleia faz parte de uma obra ainda em execução, que ocupará o muro de 35 metros que guarda a instituição. O grafite está prevista para ser concluído, na próxima sexta-feira (20), como parte do Proje7o Arco Íris que, pela primeira vez, realiza uma atividade em Niterói.

Imagem ilustrativa da obra completa.

Ao todo, 80 alunos participam da pintura do muro. Para a realização do projeto, eles estão recebendo orientações de artistas e arte-educadores, sob coordenação do artista Marcelo Melo. Cria de São Gonçalo, ele é o autor do desenho que os alunos estão pintando no muro.

Leia mais: Grafites levam crítica social às ruas de Niterói

Esta é a sexta escola contemplada pelo Proje7o Arco-Íris, que já ocorreu, este ano, em instituições de ensino em São Paulo e no Paraná. De Niterói, seguirá para a cidade de Três Lagoas (MS).

Faz parte do projeto, além do ensino de técnicas de arte urbana para os alunos, a realização de pequenos reparos na escola. O Colégio Estadual Zuleika Raposo Valladares, que fica na Rua Salo Brand, 0, tem 296 alunos, divididos em dez turmas dos ensinos Médio e Fundamental e conta com 21 professores.

A atual diretora, Sheila Marins, já foi aluna da escola:

– É uma oportunidade excelente levar conhecimento de arte para essa criançada – afirma ela.

No projeto, os alunos aprendem todas as etapas para a realização de um grafite.

O Proje7o Arco-Íris, com sede em São Paulo, é uma iniciativa da Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social.

– A escola é o segundo lugar mais importante da vida do aluno, depois da sua casa. Ao participar de uma atividade lúdica, durante o horário escolar, esse estudante é estimulado em sua criatividade e experimenta uma expressão artística fora da rotina do dia-a-dia. Todos os conhecimentos que eles obtêm ali são para a vida inteira. A escola passa a ser beneficiada não só por estética, mas também como uma nova cultura de cores e afetos  –  diz Thiago Ramires, idealizador da iniciativa e diretor de projetos da Burburinho Cultural.

COMPARTILHE