21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pesquisa Gerp mantém Rodrigo Neves (PDT) na liderança com 44% das intenções de voto e vitória no primeiro turno

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Carlos Jordy (PL) segue na liderança da rejeição pelo eleitorado; Novo levantamento indica que os indecisos chegam a 10%
Rodrigo Neves voltou às suas origens em último dia de campanha. Foto: Alex Ramos
O candidato do PDT manteve o índice do levantamento anterior. Foto: arquivo A Seguir Niterói

A três dias das eleições, terceira pesquisa do Instituto Gerp, divulgada nesta quinta-feira (3), mostra que Rodrigo Neves (PDT) segue na liderança da disputa pela prefeitura de Niterói, Ele aparece com 44% das intenções de voto, como no último levantamento, de 26 de setembro.

Leia mais: O tom das campanhas para prefeitura de Niterói

O deputado Carlos Jordy, do PL, aumentou 5 pontos percentuais e aparece, agora, com 27% das intenções de voto, mantendo-se na segunda colocação. Talíria Petrone (PSOL), manteve-se em terceiro lugar, com 10%, seguida por Bruno Lessa (Podemos), com 3%. Ambos aumentaram um ponto percentual em relação ao levantamento anterior.

O percentual de indecisos caiu cinco pontos percentuais e ficou em 10%. O resultado reflete pesquisa estimulada, na qual os entrevistados responderam  em qual candidato votaria para prefeito de Niterói se as eleições fossem hoje:

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER)-RJ sob o número RJ-02879/2024, a nova aferição tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. Foi feita entre os dias 1 e 2 de outubro.

Trata-se da primeira sondagem feita após Rodrigo Neves receber os apoios de um grupo de candidatos a vereador do PP que deixou a candidatura de Carlos Jordy, e do ex-candidato a prefeito Guilherme Bussinger (Mobiliza), que abriu mão da candidatura. De acordo com os números, os novos apoios não tiveram influência sob o eleitorado.

No caso de Bussinger, ele não pontuou em nenhuma das outras duas pesquisas feitas pela Gerp. Seu nome consta deste terceiro levantamento, onde também não pontuou. Da mesma forma, as candidatas Alessandra Marques (PCO) e Danielle Bornia (PSTU) seguem com 0% de intenção de votos.

A pesquisa estimou como seria a contagem dos votos válidos, de acordo com o resultado da consulta. No dia da eleição, não há indecisos e os votos brancos e nulos não entram na conta para definir o resultado.

Em votos válidos, a pesquisa indicou:

Rodrigo Neves – 53% (quatro pontos percentuais a menos em relação à pesquisa anterior)

Carlos Jordy – 32% ((quatro pontos percentuais a mais em relação à pesquisa anterior)

Talíria Petrone – 12%

Bruno Lessa – 3% (um voto percentual a mais em relação à pesquisa anterior)

Nesse cenário, o candidato do PDT se elegeria no primeiro turno.

Na pesquisa espontânea, ao responderem se já tem um candidato para prefeito de Niterói sem a indicação de nomes pelos entrevistadores, Rodrigo Neves (PDT) foi citado por 35% (quatro pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior); Carlos Jordy (PL), 22% (cinco pontos percentuais a mais); Talíria Petrone (Psol), 8% e  Bruno Lessa (Podemos) 1%.

Nessa situação, o número de indecisos passa para 33%, o que representa uma queda de nove pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Rejeição

Para os entrevistados também foi perguntado em quem eles não votariam “de jeito nenhum” para a prefeitura de Niterói. Carlos Jordy segue na liderança da rejeição com 31% (aumento de dois pontos percentuais), seguido por Rodrigo Neves com 26% (aumento de dois pontos percentuais), Talíria Petrone com 22% (aumento de seis pontos percentuais) e Bruno Lessa com 16% (aumento de um ponto percentual).

Alessandra Marques, Danielle Bornia e Guilherme Bussinger  aparecem com 11% de rejeição.

Entrevistados

Foram entrevistados 1.250 eleitores, em 50 bairros de Niterói. Do total de entrevistados, 56% foram mulheres. Na faixa etária, 29% tinham 60 anos ou mais; 25% entre 45 e 59 anos e 19% entre 35 e 44 anos.

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE