COMPARTILHE
Duas pesquisas eleitorais recentes, feitas com eleitores de Niterói, apresentaram números muito diferentes quando se trata de saber quantas pessoas ainda estão indecisas na hora de escolher em quem votar para prefeito, no próximo dia 6 de outubro.
Leia mais: A dura vida do candidato à prefeitura de Niterói
Nos levantamentos feitos pelo Instituto Gerp, o total de eleitores indecisos chegava a quase 20%. No primeiro, divulgado em 16 de setembro, eram 19%; no segundo, divulgado no último dia 26, os indecisos caiam para 15%.
No dia seguinte, em 27 de setembro, pesquisa AtlasIntel, apontou 1,5% de indecisos.
Nos dois levantamentos, o candidato do PDT à prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves, aparece na liderança da intenção de votos, com praticamente o mesmo percentual: 44% (última da Gerp) e 44,7% (AtlasIntel).
O percentual de indecisos impacta no cálculo que os institutos fazem de projeção de votos válidos. Para esse cálculo, é preciso subtrair dos 100% aqueles que disseram ‘Nenhum deles’ e os que responderam ‘Não sabe/Não respondeu’. A partir daí, se recalcula o percentual de cada candidato sobre esse total.
Pelas contas da Gerp, Rodrigo Neves atingiu 57% dos votos válidos, o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno. Já pelos cálculos da AtlasIntel, Rodrigo Neves chegou a 46,8% dos votos válidos, o que levaria a eleição para o segundo turno.
A pesquisa do Instituto Gerp foi feita por telefone, com 1.250 eleitores e foi divulgada pela campanha de Rodrigo Neves. O levantamento da AtlasIntel foi feito pela Internet (recrutamento digital aleatório) com 1.218 pessoas e foi divulgada pela campanha de Talíria Petrone (Psol).
Niterói tem 410.032 eleitores, o que representa um aumento de 4,7%, em relação à última eleição municipal, em 2020. Na cidade, 227.016 mulheres estão aptas a exercerem o direito do voto. Elas representam 55,37% do eleitorado.
COMPARTILHE