Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Teatro da UFF promove musical sobre a revolta anticolonial no Brasil

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Espetáculo será apresentado na próxima terça-feira (25), às 19h, e aborda a revolta anticolonial no Brasil do século 18
molhem minha goela de cachaça
“Molhem Minha Goela com Cachaça da Terra” no Teatro da UFF. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Teatro da UFF  será palco, na próxima terça-feira (25), às 19h, da obra dramática-musical “Molhem Minha Goela com Cachaça da Terra”. O espetáculo tem como temática principal a Inconfidência Mineira, revolta anticolonial no Brasil do século 18 e movimento de caráter republicano e separatista. No mesmo dia, será apresentado o projeto “Império dos metais”, com o Mestre Robertinho Silva. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro ou pela plataforma Guichê Web, pelo link.

Leia mais: Fotógrafo premiado, que dará curso em Niterói, dá dicas para amadores

Com a flauta de Carlos Malta, baixo de Jefferson Leskowish, piano e teclado de Vanessa Rodrigues e Julio Diniz e Sandro Lustosa na percussão, o projeto tirou do armário instrumentos à base de metais, como parte do acervo percussivo do mestre Robertinho Silva, como campanas, gongos, agogôs, gongues e variedades de sinos, entre outros.

Sobre a Inconfidência Mineira

Liderada por representantes da capitania de Minas Gerais, contra o domínio da coroa de Portugal, também ficou conhecida como Conjuração Mineira. Os revolucionários, batizados de inconfidentes, demonstraram sua insatisfação com a política fiscal praticada por Portugal. A revolta fracassou e teve no alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, seu líder.

Sobre a peça:

A obra tem como pano de fundo o Alambique Boa Vista, localizado na cidade mineira de Coronel Xavier Chaves, que pertenceu ao irmão de Tiradentes, Domingos. Estabelecimento que era frequentado pelo mártir da luta pela independência. Importante lembrar que a cachaça era proibida pelos portugueses no Brasil Colonial. Por esta razão, os inconfidentes apreciavam a bebida em suas reuniões secretas como símbolo de brasilidade e liberdade.

Poesia e letras das canções para soprano e orquestra de Luiz Carlos Prestes Filho. A pesquisa histórica é de Ivan Alves Filho e Luiz Carlos Prestes Filho. Esta obra é dedicada ao único inconfidente negro, que também foi alferes, Vitoriano Gonçalves Veloso.

Serviço:

Data: 25 de abril (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro da UFF

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói

Ingressos:
R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Vendas na bilheteria do Teatro da UFF ou pelo link.

COMPARTILHE