Niterói por niterói

Publicado

Fotógrafo premiado, que dará curso em Niterói, dá dicas para amadores

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Para Gustavo Stephan, “pequenas diferenças de luz podem ajudar a fazer fotos incríveis’. Curso acontecerá no Espaço Quintal Cultural, em Santa Rosa
praia-icaraí-gustavo-stephan
Praia de Icaraí, pelas lentes de Gustavo Stephan. Foto: Arquivo/ Gustavo Stephan

A ideia é simples, porém nobre: munir fotógrafos iniciantes e pessoas com pouca experiência de uma boa base em linguagem fotográfica conciliando com aulas práticas. O refinamento desse olhar técnico e, ao mesmo tempo, lúdico da fotografia é o mote do curso ministrado pelo fotógrafo de Niterói e parceiro do A Seguir, Gustavo Stephan. Para participar, basta ter mais de 10 anos. Esse é o único pré-requisito. O aluno não precisa ter pretensão artística, mas é importante o olhar instigante e disposto a novos desafios. Um curso básico voltado para a fotografia amadora, por definição. Essa é a premissa que acompanhará os encontros dos alunos nos 3 meses de duração do curso.

Leia mais: Quiosques da praia de Icaraí devem ser removidos, determina a Justiça

Em sua trajetória profissional, Gustavo acumula experiências variadas, tendo recebido prêmios e ministrado vários cursos de fotografia em universidades e espaços culturais. Formando na UFF em Fotojornalismo e Ciências Sociais, se dedicou 24 anos ao jornal O Globo. Sempre teve um apreço pelas reportagens mais longas, com maior aprofundamento e um olhar mais diferenciado. Suas preferências são documentários, ensaios e retratos. Meio ambiente, história, política e cultura são as temáticas recorrentes em suas fotografias. Gustavo nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, mas mora há 50 anos em Niterói. Em conversa com o A Seguir, ele dá as coordenadas do curso:

– Vamos ter 3 aulas práticas em lugares bonitos da cidade, ainda a serem definidos. As aulas acontecerão nos fins de semana. Os alunos vão desenvolver algum tema de sua escolha, produzir pequenos ensaios – antecipa.

Fascinado por Niterói, Gustavo fez um ensaio fotográfico no período de forte contágio da Covid-19, como um recorte temporal de um tempo que tanto assombrou a população. Pelas ruas da cidade, registrou pessoas usando máscara circulando por áreas cheias de vida da cidade em um período que vai ficar para a história.

Flexibilização do uso de máscaras é diferente em Niterói e no Rio; entenda como será
Ponto de ônibus lotado em Icaraí no auge da Covid. Foto: Gustavo Stephan

Embora ciente da importância desse trabalho ao reforçar a consciência social da saúde pública, o que captura a atenção e tira Gustavo do foco é a orla da cidade, o movimento do mar e as pessoas que permeiam: “Toda a orla. A cidade é linda de Itacoatiara à Ilha da Conceição”, pontua.

Para o fotógrafo, aprender a observar a luz e fazer experiências com enquadramento é muito importante. Ele destaca que esta deve ser a lição número 1 de um fotógrafo iniciante:

– É importante para o fotógrafo aprender a observar a luz. Perceber as pequenas diferenças de luminosidade podem ajudar a fazer fotos incríveis. Também é importante ver muita fotografia. Para ter uma boa composição é necessário conhecer os fotógrafos consagrados. Cito alguns: Walter Firmo, Custódio Coimbra, Sebastião Salgado, Alex Webb, André Kertesz e Cartier Bresson. Mas, no geral, não gosto de seguir muito as regras estabelecidas porque acho que elas podem engessar o olhar – afirma.

O reflexo. Foto: Gustavo Stephan

O Curso

O curso será ministrado todas às segundas-feiras, das 19h às 21h no Espaço Quintal Cultural, em Santa Rosa.

No total, serão 12 aulas, incluindo duas externas no Campo de São Bento aos sábados pela manhã. O investimento é de R$ 290 por mês com 15% de desconto para os 6 primeiros inscritos. A inscrição pode ser feita no Quintal Cultural.

Endereço: Rua Américo Oberlaender, 580, Santa Rosa.

COMPARTILHE