Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Swell com ondas de até quatro metros se aproxima de Itacoatiara nesta terça

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Itacoatiara Big Wave (IBW) deu sinal verde para a realização da última sessão de surfe de tow-in
Swell em Itacoatiara, onda gigante
O surfista Willyam Santana enfrenta onda. Foto: Tony D’Andrea

Com Swell previsto em Itacoatiara, o IBW – Itacoatiara Big Wave, emitiu o sinal verde para a realização da última sessão de surfe de tow-in da temporada, que deve ser realizada nesta terça (30)

Segundo os organizadores do IBW, um sólido swell, com ondas de até quatro metros de altura, se aproxima da praia da Região Oceânica de Niterói, na conhecida Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo Clube).

Leia mais: Prefeitura de Niterói anuncia obra a ser feita na Marquês do Paraná 

Swell

Swell é um conjunto de ondas marinhas uniformes, com intervalos regulares de tempo entre elas. Por serem constantes, lisas e cheias de energias, são as ondas preferidas dos surfistas.
Segundo consta, o registro de maior onda já surfada em Itacoatiara é de Gabriel Sampaio, que desceu uma onda de aproximadamente 6 metros.

Tow-in

Nessa modalidade, os surfistas são rebocados por um jet-ski devido à potência e ao desafio das ondas. O IBW 2022 é a 1ª competição de surfe de ondas grandes do Brasil simultânea de remada e tow-in.

A primeira janela do campeonato atingiu séries de sete metros e os big riders tiveram que entrar no mar de jet-ski pela Praia de Itaipu para conseguirem descer nas remadas.

Já na primeira sessão de tow-in, as ondas chegaram a três metros e os surfistas deram um show nas águas de Niterói. Town in é uma modalidade que começou nos anos 90, no Havaí, e vem se consolidando a cada ano como forma de competição.

Os surfistas já estarão na praia a partir das 6h30. A organização do IBW, em conjunto com pilotos e atletas, desenvolveu rotas de navegação para colocação de surfistas na onda e resgate de atletas após as ondas serem surfadas. Os procedimentos visam maior segurança na negação e melhores condições de surf para os atletas.

COMPARTILHE