Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói anuncia obra a ser feita na Marquês do Paraná até 2023

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Emusa vai dar início à elaboração do projeto de reurbanização da via, na entrada da cidade
Obra prefeitura de Niteroi
A intervenção faz parte de um pacote de obras de revitalização do Centro da cidade. Foto: Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói divulgou nesta segunda-feira (29) que a A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) vai dar início à elaboração do projeto de reurbanização da Avenida Marquês do Paraná no trecho norte (entre a Avenida Ernani do Amaral Peixoto e a Rua Marechal Deodoro) e Avenida Jansen de Melo, incluindo imediações da Praça Renascença.

De acordo com a Prefeitura, a empresa responsável pelo projeto fará o levantamento topográfico, sondagem, estudos de drenagem, pavimentação, urbanismo, sinalização e iluminação, assim como o orçamento para a futura execução das obras. A previsão é concluir o projeto em fevereiro de 2023.

A intervenção faz parte do pacote Centro 450 que inclui, até 2024, obras de revitalização da região. Estão previstas obras na Av. Amaral Peixoto e Rua da Conceição, melhorias na Praça Arariboia, além da transformação da Concha Acústica em um polo esportivo. A prefeitura informou que o investimento é de cerca de R$ 400 milhões.

O secretário Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, informou que o projeto de requalificação do trecho Norte da Av. Marquês de Paraná e da Rua Jansen de Mello foi premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, em 2020, na categoria Urbanismo. Segundo ele, o projeto é “uma nova porta de entrada na cidade” e vai incluir ciclovia segregada, passeios, rampas de acessibilidade, calçadas lisas, iluminação de led e novo paisagismo que vai abranger o trecho até a Praça Renascença.

Leia mais: Metrô para Niterói é a maior (e mais cara) promessa da campanha no Rio

“Com isso, vamos fazer uma conexão importante no sistema cicloviário da cidade, interligando a rede cicloviária da Região Norte, por meio da ciclovia existente na Rua São Lourenço, com a Av. Amaral Peixoto, à parte já entregue do Trecho Sul da Av. Marquês de Paraná que segue até Icaraí. Ou seja, vamos interligar toda malha cicloviária, da Região Norte até o Centro e dali à Zona Sul. Esse projeto também vai criar a terceira faixa, na chegada da Praça Renascença, nas duas primeiras quadras, onde fica o supermercado que já doou o recuo para o alargamento da primeira quadra e depois a segunda, que será no trecho próximo ao 12⁰ Batalhão, melhorando a mobilidade de quem vem da Região Norte em direção ao Centro”, detalhou.

COMPARTILHE