Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Surfistas veteranos ‘tiram onda’ em campeonato em Itacoatiara

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O CBSurf Itacoatiara Master foi a primeira de uma série de três  etapas do Circuito Brasileiro de Master, da Confederação Brasileira de Surf
surf master itacoatiara
A competição teve categorias de 35+ a 55+. Foto: Pedro Monteiro/Divulgação

Surfistas veteranos “tiraram onda” na praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, neste domingo (16), na final do CBSurf Itacoatiara Master. A competição é a primeira de uma série de três  etapas do Circuito Brasileiro de Master, da Confederação Brasileira de Surf. A competição teve categorias de 35+ a 55+.

O campeão da Master (35+) foi o surfista potiguar Júnior Rocha. Ben Borges, surfista de Niterói, chegou a liderar a bateria, mas terminou na segunda colocação. O cearense Phelipe Maia ficou em terceiro.

Leia mais: Prefeitura lança o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo em Niterói

O alagoano Klinger Peixoto foi o  vencedor na Grand-Master (40+). Ele, que estava em terceiro lugar na bateria, pegou uma onda faltando 3 segundos para terminar e virou a bateria pra cima de Guilherme Herdy, ficando com o título.

Paulista de nascimento, niteroiense por adoção, Herdy participou de várias categorias, em um total de 11 baterias:

– Não foi fácil pra mim esses últimos dias. Fiquei de cama por quase duas semanas e há muito tempo não disputava tantas baterias. Acho que nunca fiz isso em toda minha carreira. Senti meu corpo todo puxando. Tive câimbra nas pernas. Depois meus braços ficaram dormentes e minha lombar travou. Muita coisa. Mas estou feliz de ver todo mundo aqui reunido, lembrando histórias do passado e de saber que todo mundo está bem –  disse Herdy que ficou em quarto lugar na categoria Kahuna (45+).

Nesta, o vencedor foi o surfista, advogado e jornalista Daniks Fischer, de São Vicente (SP). Ele conquistou a vitória nos 5 minutos finais da prova. O surfista do Rio de Janeiro, Arthur Gamma, chegou a liderar quase toda a bateria, mas terminou em segundo. O surfista da zona sul carioca, Eduardo Chalita, terminou em terceiro.

– Foi aqui que fui campeão brasileiro, no fim dos anos 90. Reviver isso tudo, ao lado da minha esposa, é a maior alegria – comentou Daniks Fischer que, dentro de dois meses, lança um livro sobre sua trajetória no surf.

O vencedor da Grand-Kahuna (50+) foi o cabofriense Victor Ribas. Ele já participou do circuito mundial de surf, ficando em terceiro lugar, em  1999.

Na catetoria Legends (55+), Edson Vieira, que foi surfista profissional representando São Paulo nos anos 80, levou, com folga, o troféu do CBSurf Itacoatiara Master. Em segundo, ficou o surfista local de Niterói, Alfredo Simon. Vlamir Reis, de São Paulo, ficou em Terceiro. O “mais experiente” da turma, na competição, foi o catarinense Carlos Knoll, 59 anos.

O próximo desafio das lendas do surf nacional será no próximo dia 21, na praia de Geribá, em Búzios (RJ).  CBSurf Itacoatiara Master foi uma parceria entre Prefeitura de Niterói, Secretaria de Esporte e Lazer, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR).

COMPARTILHE