COMPARTILHE
Os admiradores do ator Paulo Gustavo já podem vivenciar suas histórias, em Niterói. A Prefeitura instalou oito totens pela cidade e criou o Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo, numa homenagem ao ator que sempre expressou admiração por Niterói, sua cidade natal. O lançamento foi nesta quinta-feira (13) com a presença do pai do ator, Júlio Márcio de Barros.
Os visitantes poderão “viajar” no mundo cinematográfico, rever cenas e recordar um pouco da vida e carreira de Paulo Gustavo através de totens com sinalização digital – QR Codes.
A visita poderá começar por qualquer um dos oito totens: Ilha da Boa Viagem; Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC); Pedra de Itapuca e Pedra do Índio; Travessa Professor Coelho Gomes; Confeitaria Beira Mar; Campo de São Bento; Praia de Icaraí; Praça do Rádio Amador.
O circuito tem cerca de oito quilômetros de extensão.
Para iniciar o percurso o visitante precisa apontar a câmera do seu celular para o QR Code localizado no totem, que será direcionado a uma página. Dali, um vídeo mostrará as cenas dos três filmes da franquia “Minha Mãe é Uma Peça”.
A emoção continuará com depoimentos dos artistas e entes queridos do ator como Ingrid Guimarães, Patrycia Travassos, Herson Capri, Malu Valle, Dona Déa, João Fonseca, Samantha Schmütz, Thales Bretas e Alexandra Richter.
Os depoimentos possuem legendas em inglês e espanhol e interpretação em libras.
O visitante seguirá para os próximos totens, que estão situados em locais que fizeram parte da trajetória pessoal e profissional do ator, passeando pela cidade, contemplando as belezas naturais, a diversidade cultural e os atrativos turísticos que compõem o circuito.
O pai de Paulo Gustavo, Júlio Márcio de Barros, conheceu um dos pontos do circuito com o prefeito Axel Grael, na manhã desta quinta-feira (13). Emocionado, ele declarou:
– O Paulo Gustavo foi um ícone na história desse país e passou aqui como um cometa. Ele fez tanto e por tão pouco tempo.
O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, Paulo Novaes, observou que Paulo Gustavo, ao fazer de Niterói cenário de vários filmes, projetou a cidade para o mundo tanto no aspecto cultural como turístico.
– Este Circuito, além de homenagear o talentoso artista, é um grande apelo que desperta interesse para a vinda de turistas para o município – afirmou – Tanto os niteroienses como os turistas que participarem do Circuito Paulo Gustavo, além de conhecerem a vida e os filmes do artista, terão contato com as belezas da cidade, que contribuem para potencializar a economia do município.
O Circuito Turístico Paulo Gustavo é uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).
Paulo Gustavo
Nascido e criado em Niterói, Paulo Gustavo sempre exaltou a cidade e a usou como cenário em seus trabalhos. Paisagens como a Praia de Boa Viagem, o Campo de São Bento e Icaraí ganharam todo o País.
O ator e humorista morreu no dia 04 de maio de 2021 por complicações da Covid-19 após 52 dias internado. Diversas vezes o ator se mostrou preocupado e engajado na luta contra o coronavírus e no apoio aos mais vulneráveis.
Niterói já homenageou Paulo Gustavo com duas estátuas, do ator e dona Hermínia, no Campo de São Bento, inauguradas no aniversário da cidade, em 22 de novembro de 2021 e com a mudança de nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para rua Ator Paulo Gustavo, em maio de 2021.
A mudança no nome da rua foi aprovada por 90% dos niteroienses em consulta pública com mais de 34 mil participantes e teve mensagem executiva do prefeito Axel Grael aprovada pela Câmara de Vereadores.
COMPARTILHE