Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

O mapa astral de Niterói, sob o signo de Sagitário

Por Zé Maria*
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A convite do A Seguir, o astrólogo Zé Maria analisa o mapa astral de Niterói e faz algumas previsões para a cidade, em 2023
Estátua do Araribóia, no centro de Niterói. Foto: leitor
A estátua Arariboia, no centro de Niterói, homenageia o fundador da cidade. Foto: Reprodução/ Internet

A grande curiosidade do mapa para o ano de Niterói é que sempre começa a 2 de dezembro e não 22 de novembro por conta do calendário Juliano.

Niterói tem o Sol a 10º Sagitário, mesmo tendo sido registrada pela história em 22 de novembro. Isso porque em 1573 – ainda era vigente o calendário Juliano, que só mudou em 1582, quando foram acrescentados 11 dias às datas, a partir dali. Desse modo, pelas efemérides astronômicas, a cidade fez 449 anos no dia 2/12/22.

Leia mais: Livro apresenta Arariboia, muito além da estátua no Centro de Niterói

Esta é uma curiosidade que faz da “Terra das águas escondidas”, a “Terra das datas escondidas”, uma vez que também existe uma polêmica sobre o fato do registro da data estar certo ou não. Simbolicamente, isto está relacionado com a Lua que estava balsâmica, naquele dia 22.11.1573, no signo dos mais profundos mistérios, o Escorpião.

Ter em sua origem a Lua em Escorpião parece ser bastante significativo, pela fama de traição e venenos mortais atribuída a este signo. Conta a história que Araribóia, exilado com sua tribo de Temiminós, na Ilha do Governador (RJ), foi convencido por Estácio de Sá a guerrear, contra outros índios, os Tamoios, que apoiavam e defendiam os franceses invasores do Rio de Janeiro, o que para muitos seria uma traição.

Parece ter havido muito sangue e mortes (♏) na origem de Niterói, inclusive o próprio Estácio de Sá, mentor de toda história, morreu vítima de uma flecha envenenada.

Assim, desde o seu nascedouro está presente naquela data, o símbolo da flecha de fogo do signo de Sagitário que os Temiminós que aqui habitavam carregavam em suas lutas, caças e tentativas de evitar o próprio extermínio.

Índios já não existem mais, mas a memória da presença da alma indígena está impressa na maioria dos lugares e praias que guardam seus nomes na língua Tupi – Niterói (a Terra das águas escondidas); Icaraí (água benta, santa, sagrada); Itaipu (a pedra que canta); Itacoatiara (pedra esculpida); Itapuca (pedra oca); Gragoatá (planta espinhosa); Jurujuba, Itaipuaçu… E quanto às flechas são tantas referências que há uma Praia só para elas – que fica bem próxima à Pedra do Índio, deixando marcado, para sempre na cidade, o símbolo do signo de Sagitário, por onde andava o Sol naquela ocasião.

É importante relevar a diferença de 11 dias na celebração do aniversário da cidade, pois a Terra faz sua translação para Niterói com esta defasagem. Há uma espécie de delay: o ano astrológico da cidade começa sempre 11 dias depois do dia 22.

Será que em Niterói o tempo corre em outra velocidade?

Outra curiosidade sagitariana:

Niterói atira sua flecha para longe de si. Celebridades de projeção nacional e internacional nasceram nesta cidade. De Sérgio Mendes a Arthur Maia(musical) – Niterói tem Marte em Libra.

De Gerson a Leonardo (futebol exportação), a Familia Grael ganha as medalhas olímpicas.

De Antônio Calado a Roberto da Matta, passando por Irineu Marinho, na área da intelectualidade. (Saturno e Mercúrio em Sagitário).

Baby Consuelo e Leila Diniz – mulheres irreverentes – (Urano em Conjunção com Vênus) – você pode escolher entre centenas de pessoas de grande notoriedade, em todas as áreas – pessoas que nasceram em Niterói e foram lançadas para além da cidade, para o mundo, ratificam a vocação sagitariana de exportação de gente brilhante e talentosa.

O mapa de agora

É sempre um grande desafio fazer projeções em cima de mapas incertos. Seja pelo desconhecido da hora ou pela dúvida da data.

Considerando ser essa a data de nascimento de Niterói, 22 Novembro de 1573: a grande curiosidade do mapa do ano de Niterói é que sempre começa a 2 de dezembro e não 22 de novembro por conta do calendário Juliano. Nesse dia, a Lua  estava em Áries.

É um dos dias mais auspiciosos do mês, fazendo trígono crescente com o Sol de Sagitário. É tempo de forte confiança da população no governo com expansão da capacidade de atuação.

Desafios

Há um importante desafio (quadraturas e linhas vermelhas) que envolve questões da gestão de parcerias pública/privada com obras, licitação ou mesmo manutenção, ligadas às águas. Talvez seja um alerta para épocas de chuvas, para evitar prejuízos com enchentes ou transtornos para o fluxo de trânsito na cidade.

A presença de Urano na casa da saúde indica imprevisibilidades afetando o sistema de saúde publica. Portanto, não se deve poupar esforços ou ações preventivas com melhorias ou inovação nessa área, não apenas para os privilegiados que podem pagar nababescos planos de saúde, mas para todos, para não colocar em risco a saúde da população.

Porém, o mais importante de tudo isso, nesse ano, é a proximidade de Marte da Terra, que coloca em primeiro plano a necessidade de definição e dimensionamento de metas a serem alcançadas no futuro, que exigem a escolha criteriosa de parcerias.

Para Niterói, que é Sagitário, mais importante que alcançar os objetivos, do que a flecha atingir o alvo, é o lugar de onde parte a flecha.

*Especial para A Seguir Niterói

Sobre José Maria

José Maria – ou Zé Maria, como é conhecido – é astrólogo. Estuda astrologia desde 1979; Possui formação em Coaching e Filosofia; É escritor e conferencista de Congressos Nacionais e Internacionais. Foi, inclusive, palestrante do TEDxRio+20. Atulamente coordena Oficina de Astro*Coaching

COMPARTILHE