Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Sinfônica Ambulante é Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Título chega cinco anos após a fanfarra niteroiense ter se tornado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro
sinfônica Ambulante 1
A Sinfônica desfila todos os anos na praia de Icaraí. Foto: arquivo

A Sinfônica Ambulante se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói. O título chega cinco anos após a fanfarra niteroiense já ter recebido o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Leia mais: Músicos que estavam no palco em Icaraí escaparam do desabamento por “um minuto”

Agora, o reconhecimento partiu da Câmara Municipal de Niterói. Nesta quarta-feira (6) foi aprovado em segunda e última discussão o Projeto de Lei 109/2023, de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes, que trata do “tombamento” do grupo.

“A Sinfônica Ambulante é uma fanfarra niteroiense fundada em março de 2011, nascida e crescida nas ruas, que vem ocupando espaços públicos com sua música e alegria no decorrer destes 12 anos de vida. Tornou-se um dos pontos altos do Carnaval de Niterói com seu tradicional desfile realizado anualmente no sábado pós-Carnaval. Por seu trabalho e relevância, vem recebendo diversos prêmios e honrarias, tendo conquistado recentemente o bicampeonato do Estandarte de Ouro (2022, 2023) do portal About Carnaval”, afirmou o vereador na justificativa do PL.

COMPARTILHE