Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Shows musicais gratuitos, trio elétrico e baile Charme animam Niterói no fim de semana

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Praia de Icaraí e Caminho Niemeyer serão palcos para apresentações de Adriana Calcanhoto, Paulinho Moska e a banda Biquini
banda biquini
A banda Biquini se apresenta domingo (28), na praia de Icaraí. Foto: Divulgação

Estrelas da MPB como Adriana Calcanhoto, Paulinho Moska e a banda Biquini fazem apresentações gratuitas em Niterói, neste fim de semana.

Dentre as atrações da cidade, se destacam também um show em tributo a João Donato e apresentação do grupo Papagaio Sabido.

No domingo, vai ser possível emendar baile Charme com Carnaval tendo o Museu de Arte Contemporânea como ponto de partida.

Leia mais: Crianças vão poder ‘fazer arte’ no fim de semana em Niterói

Confira a programação:

Sexta-feira (26)

Tributo a João Donato

A pianista canadense Vanessa Rodrigues apresenta às 20h, no Centro de Artes UFF, seu “Tributo a João Donato”. Após ter morado por 12 anos no Rio de Janeiro, consolidando sua carreira participando de festivais nacionais e internacionais, e se apresentando com artistas como o guitarrista brasileiro Ricardo Silveira e o trompetista americano Randy Brecker, ela se juntou à banda veterana original de João Donato para uma homenagem especial.

João Donato (1934-2023) foi um pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro. Se destacou ao promover fusões musicais, de jazz e música latina.

Na apresentação, faz parte do repertório canções como “A Rã”, “Amazonas”, “Simples Carinho”, “Emoriô” e muito mais com a presença ilustre dos músicos que acompanharam João Donato por décadas: Ricardo Pontes no saxofone, Luiz Alves no baixo e Robertinho Silva na bateria.

Ingressos: R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia)

O Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí

Papagaio Sabido

Samba, Bossa Nova e Forró, tudo junto e misturado, fazem parte do repertório do grupo Papagaio Sabido. A partir das 18h, a música corre solta no Torra e Malte, na rua Geraldo Martins, 70, no Jardim Icaraí. Dá até para dançar.

Sábado (27)

Adriana Calcanhoto ou Paulinho Moska?

Essa será a “dúvida cruel” que o niteroiense terá que enfrentar no sábado porque os dois artistas fazem apresentação gratuita, na cidade, no mesmo dia.

A cantora Adriana Calcanhoto se apresenta a partir das 18h30, na praia de Icaraí pelo projeto Sesc Verão. Já o cantor Paulinho Moska sobe ao palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer (rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro) às 19h, pelo projeto Claro Verão.

Adriana Calcanhoto

Reconhecida por sua voz marcante e suas composições poéticas, a artista já lançou diversos álbuns de sucesso, ganhando prêmios e reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior. Com uma carreira marcada por sua autenticidade e sensibilidade artística, Adriana se tornou uma das artistas mais queridas e respeitadas da música brasileira. Entre seus sucessos, estão canções como “Esquadros”, “Inverno”, “Devolva-me” e “Mentiras”. Além disso, o show será uma oportunidade única para os fãs conhecerem e se encantarem com as músicas de “Errante”, o mais recente álbum da cantora.

Paulinho Moska

O compositor, cantor e ator Paulinho Moska vai apresentar seu projeto “Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional”, no formato voz e violão. Em vista das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, para acessar os shows, o público deverá doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal ou materiais de limpeza. A retirada dos ingressos gratuitos será pela plataforma Sympla.

“Estou muito feliz de participar pela segunda vez do Claro Verão Rio e, dessa vez, em Niterói, lugar que eu adoro. Será muito especial porque vou me apresentar tocando com dois violões construídos com madeiras de rescaldo do incêndio do Museu Nacional, num show cujo tema é ‘renovação da vida’, com canções como ‘Tudo Novo de Novo’, ‘A Seta e o Alvo’, ‘A Idade de Céu’, ‘Lágrimas de Diamantes’ e ‘Pensando em Você’”, conta Moska, em material promocional do evento.

Em 2024, o cantor vai lançar os projetos audiovisuais dos shows “Um Par Ímpar”, ao lado de Zélia Duncan, e “Moska – 30 anos de carreira solo no Circo Voador”.

Domingo (28)

Quem tiver fôlego de maratonista vai poder aproveitar todas as principais atrações do dia. A primeira coisa a fazer é seguir para o Museu de Arte Contemporânea (MAC), no mirante da Boa Viagem. Lá, às 12h, tem baile Charme com a Família Black Star.

Pertinho dali, próxima à ponte da Ilha da Boa Viagem, será a concentração do “Niterói Mac Samba Cultural“. Trata-se do bloco comandado pela cantora Monica Mac que levará sua tradicional roda de samba para o alto de um trio elétrico. A saída está prevista para às 14h, em direção à praça da Cantareira.

De lá, o folião (ou maratonista) pode pegar o caminho de volta até a praia de Icaraí onde a banda Biquini se apresenta, às 18h30, também pelo projeto Sesc Verão.

O Biquíni era a banda caçula do Rock Nacional. Alçaram o estrelato com apenas 18 anos, mas dividiam histórias comuns a todos. Este poder de síntese e a capacidade de falar a língua do cidadão comum é que gerou seu quarto disco Descivilização. “Zé Ninguém” entrou nas rádios em momento delicado do país. Seu refrão acabou sendo usado nas ruas pelos estudantes que pediam a saída do presidente Collor. Outras músicas do disco tocaram, como “Impossível” e “Cai Água, Cai Barraco”, mas foi “Vento Ventania” que consagrou a banda. A música  foi mais a executada nas rádios em 92. Ganharam novos prêmios, destaques e um convite para abrir o Red Hot Chili Peppers no Hollywood Rock, em janeiro do ano seguinte. Os shows seguiram intensos por todo país. Em pleno auge, mudaram-se para a Sony, lançam o quinto disco, Agora, e “Chove Chuva”, um clássico de Jorge Benjor, ganhou uma nova roupagem pela banda.

 

 

 

COMPARTILHE