COMPARTILHE
A semana começa agitada em Niterói com a primeira edição presencial da pandemia do Festival do Rio no Reserva Cultural, que exibirá, com exclusividade na cidade, mais de 39 filmes nacionais e internacionais até o dia 19 de dezembro. O Festival Niterói em Cena também segue com a sua programação nesta semana, formada por artistas, em sua maioria, da cidade. A iniciativa foi pensada para auxiliar a classe artística local, prejudicada pela pandemia. A Mostra ‘Palco’, que conta com uma série de 3 espetáculos, começa a ser exibida nesta segunda, 13 de dezembro e se estende até quarta, 15, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos. Tem também exposição nova no MAC, nesta quarta-feira, 15 de dezembro. A mostra “Democracia em Disputa” resume, em 37 fotografias, a história da democracia no Brasil, com imagens que retratam episódios marcantes da história brasileira recente.
Leia mais: Livro que relaciona financiamento da ditadura militar a motéis será lançado em Niterói
Além disso, a cidade segue com uma série de shows gratuitos e de diversos estilos musicais no Campo de São Bento. Tem também dois lançamentos de livros na Travessa, sendo um deles com bate-papo com os autores. Para quem curte um espetáculo acompanhado de piano, vale conferir Os Sopranos, grupo formado por Magda Belloti e Tina França, que juntas apresentam recital com árias de óperas e canções. O repertório inclui Villa-Lobos, Strauss, Fauré, Duparc, Verdi, Glück e Mozart, entre outros compositores.
E anota na agenda: Os encontros sobre a apresentação do programa “Teatro Negro Popular Mestra Erika Ferreira”, voltado para a formação em Teatro Negro, continuam nesta semana. O projeto, que será lançado no Teatro Popular Oscar Niemeyer em 2022, tem um público-alvo composto por estudantes e profissionais de artes cênicas, com prioridade para jovens negras e moradores de regiões periféricas em situação de vulnerabilidade social.
Leia também: Saiba quais são os dez pontos de Niterói onde Prefeitura vai fazer queima de fogos no réveillon
Confira a programação na íntegra abaixo:
O Festival Niterói em Cena, que está em sua 14ª edição, continua nesta semana e segue até o dia 15 de dezembro. O evento terá a participação de grupos de teatro formados, majoritariamente, por artistas da cidade. A iniciativa foi planejada para auxiliar a classe artística local, prejudicada pela pandemia. As atrações serão exibidas nas redes sociais do Niterói em Cena, pelo Instagram e pelo Facebook.
A seleção das atrações dessa edição foi realizada pelo curador Duda Woyda. No total, são oferecidas quatro mostras. Na programação, espetáculos, cenas curtas e cenas curtíssimas, em um formato híbrido, com um total de 41 atrações gratuitas. A parte presencial do evento, realizada na Sala Nelson Pereira dos Santos, é composta por: ‘Mostra Cenas Curtas’, que reuniu 14 cenas, entre 10 e 20 minutos, e aconteceu de 6 a 8 de dezembro; e a ‘Mostra Palco’, com 3 espetáculos, até quarta, 15 de dezembro.
A parte virtual é composta por: ‘Mostra Teatro em Casa’, com 4 espetáculos, que poder ser vistos pelo canal do Youtube do Festival e pelo WhatsApp e ‘Mostra Curtíssima’, que contará com a exibição de 20 vídeos de cenas de até um minuto, exibidos ao longo do evento, por meio das redes sociais do festival. A programação completa pode ser acessada pelo site.
O evento acontece sob vigência do novo protocolo de saúde da cidade de Niterói, seguindo todas as medidas de segurança sanitária, como a obrigatoriedade do uso de máscara. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.
Serviço:
14º Niterói em Cena – Uma Ponte para Nós
Ingressos: gratuitos
Endereço: Sala Nelson Pereira dos Santos (Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos)
Programação por dia:
14 de dezembro
20h – Mostra Palco (Sala Nelson Pereira dos Santos). Apresentação do
espetáculo O OMBRO DE UMA MULHER, O MUNDO NÃO ERA PARA DEBUTANTES (Arual Produções).
15 de dezembro
20h – Mostra Palco (Sala Nelson Pereira dos Santos). Apresentação do
espetáculo HISTÓRIAS PRETAS (Amaury Lorenzo).
Programação completa em www.niteroiemcena.com.br.
A programação cultural do Natal da Esperança continua com apresentações durante a semana no Campo de São Bento, às 18h30, até o dia 23 de dezembro. Esta semana, os shows vão acontecer no Coreto e todas as atrações são gratuitas. Em caso de chuva, o evento será cancelado. Nesta terça, 14 de dezembro, o cantor e compositor Vini Arouca, conhecido pelas releituras de músicas da MPB e de outros gêneros brasileiros, convida Marcos Hasselmann. Já na quarta-feira (15), Raul Bedran e banda chegam ao fim de tarde para uma apresentação repleta de clássicos do rock nacional e influências mundiais. Os amigos, de Niterói, se juntam em um trabalho inédito e pós-pandêmico, mostrando que a música salva e traz a esperança de um mundo melhor.
A cantora Luciana Lazulli e o violonista Ricardo Gilly fecham a semana na sexta-feira (17) com releituras de canções com mensagens expressivas que exaltam a liberdade individual e a justiça social compostas por grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Assis Valente, Cartola, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Nelson Cavaquinho, Gonzaguinha, entre outros.
Confira a programação da terceira semana ‘Fim de tarde’:
Horário: 18h30
Local: Campo de São Bento – Coreto
14 de dezembro (terça-feira)
– Vini Arouca convida Marcos Hasselmann
15 de dezembro (quarta-feira)
– Raul Bedran e banda
16 de dezembro (quinta-feira)
– inDUO
17 de dezembro (sexta-feira)
– Luciana Lazulli e Ricardo Gilly
Programação completa dos próximos finais de semana:
18 de dezembro (sábado)
– Coral Nikity People – Regência Fátima Regina (música) – Campo de São Bento
– Orquestra de Cordas da Grota (música) – Horto do Fonseca
– Marvio Ciribelli – pianista (música) – Horto do Barreto
– Cia. Teatralmente – Cantiga de Rodapé: É Natal! (infantil) – Horto de Itaipu
– Ópera Prima – Auto de Natal (infantil) – Caramujo
19 de dezembro (domingo)
– João Carlos Martins com Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz, e Orquestra da Grota (música) – Campo de São Bento
– Banda Bezzouros (música) – Horto do Fonseca
– Arte de Dançar (dança) – Horto do Barreto
– Tirico e as Histórias de Morros e Fossos (contação de histórias – infantil) – Horto de Itaipu
– Cia. Mala de Mão (infantil) – Caramujo
Endereços:
– Campo de São Bento – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí – apresentações sempre às 19h30- Horto do Fonseca – Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca – apresentações sempre às 19h30
– Horto do Barreto – R. Dr. Luiz Palmier, s/n – Barreto – apresentações às 19h, no sábado; e às 11h, no domingo
– Horto de Itaipu – R. Dr. Pálvaro da Silva, 852 – Itaipu – apresentações sempre às 11h
– Caramujo – Rua do Alto, 130 – apresentações sempre às 11h
Os encontros sobre o programa “Teatro Negro Popular Mestra Erika Ferreira”, voltado para a formação em Teatro Negro, continuam nesta semana. O programa que será lançado no Teatro Popular Oscar Niemeyer em 2022, tem um público-alvo composto por estudantes e profissionais de artes cênicas, com prioridade para jovens negras e moradores de regiões periféricas em situação de vulnerabilidade social.
Após a paralisação provocada pela pandemia da Covid, o Festival do Rio está de volta aos cinemas, e os cinéfilos de Niterói não precisarão atravessar a ponte para conferir o a programação. O Reserva Cultural exibirá o Festival do Rio com exclusividade na cidade até o dia 19 de dezembro. No total, mais de 39 filmes, entre nacionais e internacionais, fazem parte da programação.
O Festival ainda conta com o Panorama Especial, que vem com o polêmico “Benedetta”, de Paul Verhoeven; “O Festival do amor”, de Woody Allen;“Memoria”, de Apichatpong Weerasethakul; “A Fratura”, de Catherine Corsini (Queer Palm).
Também serão exibidos “Má sorte no sexo ou pornô acidental”, de RaduJude, representante da Romênia no Oscar e vencedor do Urso de Ouro em Berlim;“Compartment nº6”, de Juho Kuosmanen, ganhador do Grande Prêmio do Júri de Cannes; “Pequena Mamãe”, de Céline Sciamma; “Belfast”, de Kenneth Branagh; “Ela e eu”, de Gustavo Rosa de Moura e muitos outros. O Festival ainda traz uma retrospectiva do aclamado diretor chinês Wong Kar-Wai e clássicos do cinema francês, selecionados no especial 70 anos da Cahiers du Cinéma.
Os ingressos estão disponíveis, on-line, pela ingresso.com, pelo aplicativo do Reserva Cultural ou diretamente na bilheteria do cinema, a R$32, inteira ou R$16, meia-entrada.
O Reserva Cultural fica na Avenida Rio Branco, 880 em São Domingos, Niterói, ao lado da Cantareira.
Confira a programação desta semana abaixo:
13| DEZ
16H30 – Ela e Eu de Gustavo Rosa de Moura – (Panorama Especial)
18H45 – A Chiara, de Jonas Carpignano – (Panorama Especial)
21H00 – Paris nos pertence, de Jacques Rivette – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – O Festival do Amor, de Woody Allen – (Panorama Especial)
14| DEZ
16H30 – A Mulher que fugiu, de Hong Sang-soo – (Panorama Especial)
18H45 – Nove Dias, de Edson Oda – (Panorama Especial)
21H00 – Zazie no metrô, de Louis Malle – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – TrePiani, de Nanni Moretti – (Panorama Especial)
15| DEZ
16H30 – Encontros, de Hong Sang-soo (Panorama Especial)
18H00 – Drive mycar, de RyusukeHamaguchi – (Panorama Especial)
21H00 – O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – Amores Expressos – (Retrospectiva Wong Kar-Wai)
16| DEZ
16H30 – Cow, de Andrea Arnold – (Panorama Especial)
18H45 – Compartment nº 6, de JuhoKuosmanen -(Panorama Especial)
21H00 – O dinheiro, de Robert Bresson – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – Anjos Caídos (Retrospectiva Wong Kar-Wai)
17| DEZ
16H30 – Lágrimas de sal, de Philippe Garrel- (Panorama Especial)
18H45 – Cyrano, de Joe Wright – (Panorama Especial)
21H00 – O Planeta Selvagem, de René Laloux – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – Felizes Juntos (Retrospectiva Wong Kar-Wai)
18| DEZ
16H30 – Belle, de MamoruHosoda – (Panorama Especial)
19H00 – O Homem Ideal, de Maria Schrader – (Panorama Especial)
21H00 – Loucuras de uma primavera, de Louis Malle – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – Amor à Flor da Pele (Retrospectiva Wong Kar-Wai)
19| DEZ
16H30 – Pequena Mamãe, de CélineSciamma – (Panorama Especial)
18H30 – Um Herói, de AsgharFarhadi – (Panorama Especial)
21H00 – O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard – (Clássicos Cinema Francês)
21H20 – 2046: os segredos do amor (Retrospectiva Wong Kar-Wai)
O MAC Niterói recebe, a partir desta quarta-feira (15), a exposição “Democracia em Disputa”. A mostra resume, em 37 fotografias, a história da democracia no Brasil, com imagens que retratam episódios marcantes da história brasileira recente. A inauguração da exposição vai contar, ainda, com DJ e intervenção cênica. A curadoria das fotos apresenta a construção da democracia no Brasil, entre a primeira experiência democrática, em 1945, passando pelos anos de 1954, 1961, 1964, 1985, 2014, 2016 e 2018.
Em paralelo, uma exposição digital apresenta vídeos com especialistas discutindo questões contemporâneas e uma seleção comentada de filmes e capas de discos que, ao longo dos últimos 70 anos, foram temas de grandes questões sociais. Uma lista de músicas que refletem sobre assuntos que vão da censura e reconquista da liberdade de expressão à condição da mulher, passando por justiça social e racismo, complementam a exposição. A mostra é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, recebida pelo MAC-Niterói.
Protocolos sanitários:
Todos os protocolos sanitários serão seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. Com base no decreto municipal nº 14.141/2021 e no plano Novo Normal da Prefeitura de Niterói, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói estabeleceram novas normas para o funcionamento dos equipamentos culturais da cidade. Desde 1º/10/2021 é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19 em dia, para entrar nos equipamentos culturais de Niterói. O comprovante de vacinação pode ser apresentado no formato impresso ou digital e deve ser acompanhado de um documento com foto.
Serviço
Exposição “Democracia em Disputa”
Abertura: 15 de dezembro, quarta-feira
Horário: 16h
Visitação: de 16 de dezembro de 2021 a 27 de março de 2022
Local: MAC Niterói – praça
Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número – Niterói
O Centro de Artes UFF inicia sua retomada gradual de atividades presenciais, após um ano e nove meses de seus espaços físicos fechados ao público por conta da pandemia. A “Semana Arte de Viver” dá as boas vindas, entre os dias 15 e 19 de dezembro, com uma série de atividades pontuais e presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança necessários para o controle da disseminação da Covid-19 e do novo vírus da Influenza.
Os eventos também representam uma homenagem aos profissionais da saúde e do Hospital Universitário Antonio Pedro e às comemorações natalinas, além, é claro, de valorizar a arte.
Para essa semana de eventos, o público ocupará, no máximo, 30% da capacidade de cada espaço (aproximadamente 100 lugares em cada evento). Além disso, haverá obrigatoriedade do uso correto da máscara, de apresentação do documento de identidade e de comprovante do esquema vacinal completo. Os ingressos serão obtidos mediante inscrição virtual prévia, a fim de evitar aglomerações na bilheteria. Mais informações sobre as inscrições estão disponíveis por meio das redes sociais e do site do Centro de Artes UFF ou pelo site.
Confira a programação completa abaixo:
Inauguração de exposição
A Galeria de Arte UFF reabrirá para o público nesta quarta-feira (14) às 18h, com a exibição de vídeo dos artistas Pedro França e Darks Miranda no Cine Arte UFF. A apresentação faz parte da exposição “Chamar o Vento”, que conta com trabalhos de artistas que colaboraram gentilmente com as exposições que aconteceram virtualmente no site do Centro de Artes UFF e no perfil de Artes Visuais no Instagram.
Trabalhos de Mulambö, Geandra Nobre, Juliana Lapa, Guilherme Kid, B Negão e do próprio Pedro França estarão na mostra. Na abertura, além da exibição do vídeo no Cine Arte UFF, ocorrerá uma conversa com a presença de artistas. As atividades marcam a reabertura da premiada Galeria de Artes UFF Leuna Guimarães dos Santos, que completará 40 anos de atividade em 2022.
“Marighella” na reabertura do Cine Arte UFF
O Cine Arte UFF volta a receber público em grande estilo. Com o filme nacional mais assistido de 2021, “Marighella”, o cinema terá uma sessão especial no dia 16 (quinta-feira), às 19h. A exibição será seguida de debate com o ator e pastor Henrique Vieira, que interpreta o frei Henrique na produção. Dirigido por Wagner Moura e com Seu Jorge no papel-título, o filme biográfico acompanha um momento decisivo da vida de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro. A ficção venceu o Prêmio do Público no Mill Valley Film Festival 2019 e o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Gagliasso) no CinEuphoria Awards 2020. Com entrada franca e público reduzido, a sessão de “Marighella”tem classificação indicativa de 16 anos.
Três concertos com os grupos residentes
Com novos membros que chegaram à UFF no último concurso, o Quarteto de Cordas da UFF, o grupo Música Antiga da UFF e a Orquestra Sinfônica Nacional UFF voltam presencialmente aos palcos do Centro de Artes UFF, após uma jornada de quase dois anos de atividades online. Os três concertos terão entrada franca e, em cada um deles, a presença do público será reduzida, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela UFF e pelas autoridades de saúde.
O primeiro concerto será o do Quarteto de Cordas da UFF, dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h, no Teatro da UFF. Esse concerto contará com a nova formação do Quarteto, que, além dos veteranos Tomaz Soares (primeiro violino) e Ubiratã Rodrigues (segundo violino), apresenta suas duas novas integrantes, Clara Santos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo). No programa, obras de Bach, Haydn, Borodin, Nepomuceno, Guerra-Peixe e Sérgio Ferraz.
O segundo concerto será com a Orquestra Sinfônica Nacional UFF, em 18 de dezembro (sábado), às 17h, no Cine Arte UFF. Sob a regência do maestro argentino Javier Logioia, será apresentado um repertório em homenagem aos profissionais de saúde e aos funcionários do Hospital Universitário Antonio Pedro, que bravamente ajudaram no tratamento dos pacientes da Covid-19, salvando muitas vidas. A apresentação se chamará “Concerto pela Vida”, com peças de Tchaikovsky, Guerra-Peixe e Camargo Guarnieri. O evento celebrará também os 61 anos da UFF, comemorados neste mesmo dia.
O terceiro e último concerto será o do conjunto Música Antiga da UFF, também apresentando sua nova formação, que, além dos veteranos Leandro Mendes e Mario Orlando, traz três presenças femininas: Cecilia Aprigliano, Rosimary Parra e Sonia Leal Wegenast. A apresentação ocorrerá no dia 19 de dezembro, às 10h, no Teatro da UFF, e o grupo interpretará composições medievais e renascentistas que refletem o espírito natalino.
Os ingressos estarão disponíveis para retirada a partir desta terça-feira (14) no site.
Nesta quarta-feira (15), às 19h, o Theatro Municipal recebe Os Sopranos, que acompanhadas pela pianista Thalita Peres, apresentam recital com árias de óperas e canções. O repertório inclui Villa-Lobos, Strauss, Fauré, Duparc, Verdi, Glück e Mozart, entre outros compositores. As canções e as árias de ópera apresentadas em português, alemão, francês, italiano e espanhol, passam por diferentes estilos e épocas. O amplo repertório foi selecionado na recente Pós-Graduação em Canto Lirico do “Coletivo das Artes”, onde as duas cantoras se conheceram.
SERVIÇO:
Dia: Quarta-feira, 15 de dezembro
Horário: 19h
Gravado com exibição nas páginas do Instagram e Facebook do teatro
Duração: 50min
A Livraria da Travessa de Icaraí recebe nesta segunda-feira, às 18h, noite de autógrafos com Luiz Antônio Simas, do seu novo livro “Umbandas” pela Editora Record. No dia 15, quarta-feira, é a vez do bate-papo e noite de autógrafos com Murilo Fiuza e Ciça Guedes que lançam o livro “Os motéis e o poder”, às 18h. O bate-papo está sujeito à lotação. A Travessa fica localizada na Rua Tavares de Macedo, 240, em Icaraí.
COMPARTILHE