Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

SESC Niterói apresenta espetáculo gratuito sobre refugiados

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Peça reúne histórias fictícias e algumas baseadas em relatos reais sobre refugiados e seus anseios
Pássaro que voa - Crédito - Nil Caniné 2
Peça é apresentada no formato híbrido, com participação remota de atores do Chile, Panamá e França. Foto: Nil Caniné

Além da guerra, fatores como o amor e o sentimento de pertencimento influenciam na decisão de migrar? Essa é uma das questões abordadas no espetáculo internacional “Pássaro que Voa – Histórias de Vidas Migrantes”, que chega ao SESC Niterói nesta sexta-feira (15), às 19h, com entrada gratuita.

Dirigida por Michelle Raja Gebara e produzida pela Raja Gebara Pictures e Cia. Mulheres Del Mundo, a peça é apresentada no formato híbrido, com participação remota de atores do Chile, Panamá e França, enquanto, em paralelo, outros artistas contracenam no palco. O projeto foi contemplado pelo edital SESC Pulsar 2022/2023.

Leia mais: Caio Martins vira Parque Urbano em nova versão do PL do Gabarito

Baseado no livro homônimo do escritor argentino Claudio Hochman, a peça relata histórias fictícias misturadas com realidade de pessoas que deixaram o seu país por opção, por alguma necessidade ou simplesmente pelo fato de desejarem “voar”. Os imigrantes sonham que voam. É uma maneira de regressarem à sua terra natal sempre que quiserem.

Foto: Nil Caniné

– Estrangeiros costumam falar que os brasileiros são calorosos. Mas, ao mesmo tempo em que há acolhimento por parte dos brasileiros, ainda existe preconceito quando vemos uma mulher de véu na rua, por exemplo – analisa Michelle Raja Gebara.

Michelle teve contato com a história de “Pássaros” durante a produção de “Mulheres Nascidas de Um Nome”, espetáculo online que também foi inspirado em um livro de Claudio Hochman e reunia 34 atrizes de 12 países. O sucesso da peça a levou a querer explorar novamente o intercâmbio de atores de nacionalidades diferentes, desta vez em formato híbrido.

– Ao levar estas histórias para o palco, queremos mostrar outras culturas, para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a realidade dos imigrantes e possam olhá-los sem preconceitos e julgamentos – completa a diretora, que também atua no espetáculo. O elenco presencial também conta com os atores Claudio Rosas e Maíra Kestenberg. As participações virtuais ficam por conta dos atores Rosa García, Mayra Padilha e Thiago Menezes.

Serviço: 

“Pássaro que Voa – Histórias de Vidas Migrantes”

Data: 15 de setembro, às 19h

Horário: 19h

Local: Sesc-Niterói

Endereço: Rua Pe. Anchieta 56 – Niterói

COMPARTILHE