3 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

SENAI oferece 1.500 vagas em cursos de qualificação profissional em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Programa da Firjan tem 7.300 vagas gratuitas para 60 cursos diferentes no estado do Rio
Instalações do SENAI Macaé - Cursos de automotiva
Qualificação aumenta as chances de emprego. Foto: Divulgaçãoo Firjan SENAI

Eletricista, desenvolvedor de conteúdo para YouTube, modelista, mecânico… estas são alguns dos 60 cursos de qualificação profissional oferecidos pelo sistema Firjan SENAI no estado do Rio. São  7.335 vagas no estado; 1.575 delas em Niterói, 950 em São Gonçalo.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site da Firjan SENAI: www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos. O período de inscrição será encerrado automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As aulas começam em setembro.

Qualificação

Em Niterói e São Gonçalo, são oferecidos 43 cursos, distribuídos em 101 turmas, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite. Estão disponíveis vagas para as seguintes qualificações: Administração de Banco de Dados, Almoxarife, Almoxarife de Obras, Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Assistente Administrativo, Assistente de Controle de Qualidade, Assistente de Operações em Logística ou de Produção Industrial, Caldeireiro, Controlador e Programador de Produção, Costureiro Industrial do Vestuário, Editor de Projeto Visual Gráfico, Eletricista de Obras, Desenhista de Projetos Elétricos Industriais, Desenvolvedor de Conteúdos Youtube, Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab, Eletricista: de Obras, Industrial, ou Predial, Eletricista Instalador Residencial, Instalador de Sistemas Drywall, Mecânico de Manutenção, Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Motores Ciclo Otto, Modelista – Modelagem Manual, Operador de Máquinas Operatrizes, Operador de Movimentação e Armazenagem de Material, Operador de Produção Industrial, Operador de Computador, Operador de Sistemas Computacionais em Rede, Pintor de Edificações, Operador de Back-end, Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 4G, Soldador Mecânico. A lista de cursos oferecida em cada município pode ser consultada no site www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos.

De acordo com o gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, Edson Melo,“a qualificação profissional é de fundamental importância para a empregabilidade de jovens e adultos. Os cursos profissionalizantes aumentam as oportunidades de trabalho e de renda dos alunos”.

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.

Após o cadastro no site, o candidato terá um prazo de dois dias úteis para comparecer à unidade escolhida a fim de efetivar sua matrícula. Será necessário apresentar todos os documentos exigidos, incluindo identificação, CPF, comprovante de escolaridade e autodeclaração de baixa renda. Candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.

Mais informações e inscrições no site da Firjan SENAI: www.firjansenai.com.br/cursosgratuitos.

COMPARTILHE