Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rotatória de Camboinhas é parcialmente inaugurada em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A parte inaugurada inclui praça central, parcão, ciclovia que fará conexão com o Parque Orla Piratininga e uma ponte de saída do bairro
rotatória camboinhas
A Prefeitura inaugurou a primeira etapa da rotatória. Foto: Prefeitura de Niterói

Do Fonseca para a Região Oceânica. Depois de inaugurar o restaurante popular na zona norte de Niterói, na quarta-feira (22), dia do aniversário da cidade, o prefeito Axel Grael pegou o caminho das praias. Em Camboinhas, ele inaugurou o que está sendo chamado de “primeira etapa” das obras da rotatória, na entrada do bairro.

Leia mais: Niterói ainda tem 2 mil domicílios sem luz; Enel paga multa de R$ 200 mil por dia

De acordo com a prefeitura, o equipamento faz parte do Plano de Mobilidade de Niterói e vai contribuir para a melhora da mobilidade urbana na Região Oceânica.

Essa primeira parte contempla a conclusão da praça central, um parcão, a ciclovia que fará conexão com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e a ponte de saída de Camboinhas. Esse acesso liga a Rua Professor Florestan Fernandes e a Avenida Almirante Tamandaré, permitindo o fluxo de quem sai de Camboinhas e também de quem vem de Piratininga.

O investimento informado pela Prefeitura foi de R$ 15,8 milhões, com o projeto tendo sido executado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). A praça central da rotatória recebeu o nome de Stuessel Amóra, que morreu em 2022.

– Stuessel era uma das pessoas mais representativas da história de Camboinhas. Ele liderou todo o processo de desenvolvimento do bairro e depois foi líder de uma experiência comunitária como a Sociedade Pró Preservação Urbanística e Ecológica Camboinhas (Soprecam). É muito representativo da Região Oceânica. A entrega dessa etapa com a praça  e, em breve, a parte viária, vai minimizar o trânsito no local – afirmou o prefeito Axel Grael.

Segundo a Prefeitura, a conclusão da próxima etapa das obras está prevista para dezembro, “quando serão finalizadas a ponte de retorno e uma estação de ônibus nos mesmos moldes da Transoceânica”.

Ciclovia

O prefeito Axel Grael também inaugurou o lote 2 do sistema de ciclovias da Região Oceânica. Houve a implantação e requalificação de 10 quilômetros e meio de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Na avaliação da Prefeitura, os destaques do projeto são a requalificação das ciclofaixas na Estrada Francisco da Cruz Nunes e Estrada de Itacoatiara; a requalificação da ciclofaixa da Rua Professor Carlos Nelson com um passeio para pedestres no canteiro central; a implantação da ciclofaixa da Rua Matias Sandri, chegando até a praia de ltacoatiara e a implantação da ciclovia da Avenida Florestan Fernandes. Com a conclusão do lote 2, é possivel agora acessar as quatro principais praias da Região Oceânica por ciclovias.

Acesso

O acesso ao bairro de Camboinhas mudou a partir desta quarta-feira (22). A entrada e saída será realizada por meio de uma nova via, de acordo com um comunicado enviado pela Prefeitura de Niterói. Em nota, a Prefeitura informa que durante um mês, a rotatória existente estará fechada e os motoristas que seguem em direção ao bairro deverão utilizar o novo acesso.

COMPARTILHE