COMPARTILHE
O ex-Prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do PDT, não terá o apoio do PSD do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, a sua candidatura ao Palácio Guanabara. Não houve acordo entre os partidos para a escolha de um nome único para as eleições, depois da última pesquisa do Datafolha.
Na consulta, o candidato do PSB, deputado Marcelo Freiro, aparece com 22% das intenções de votos contra 18% do governador Claúdio Castro (PL), o que caracteriza um empate técnico. Neves ficou distante, em terceiro lugar, com 7%. E o candidato do PSD, ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz, com 3%, também num empate técnico com o pedetista, já que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse considerar a candidatura de Neves como irreversível. Mas Paes ainda se esforça para atravessar a eleição à distância da disputa nacional, se equilibrando para não endossar os candidatos de Lula ou Bolsonaro. O apoio de Paes a Neves poderia conflitar com a posição de seu partido, por abrir palanque para a candidatura à Presidência de Ciro Gomes. Analistas políticos consideram ainda eventual pretensão do Prefeito do Rio nas eleição de 2026.
COMPARTILHE