Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Roda de choro, Arte na Rua e tributo a Tim Maia: Niterói tem fim de semana musical

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista algumas das principais atrações da cidade, que ainda conta com estreias cinematográficas e eventos cervejeiros
banda do sindico
Banda do Síndico celebra Tim Maia em 24 anos de saudade. Foto: Reprodução/ TV Brasil

Para quem gosta de uma boa música ao vivo, vale conferir a programação do fim de semana em Niterói, que está repleta de atrações espalhadas pela cidade. Além do projeto Arte na Rua, as opções incluem roda de samba no restaurante colaborativo FB Collab e show-tributo a Tim Maia. É só se agasalhar bem para encarar o frio e aproveitar.

Leia mais: Sociedade Fluminense de Fotografia inaugura em Niterói a exposição ‘Através do Olhar’

A Seguir também lista as peças teatrais de destaque do fim de semana, as estreias cinematográficas no Reserva Cultural, que segue com o Festival do Cinema com ingressos promocionais. Tem também opção de programação para a criançada e, como não podia faltar, aquela dica de restaurante para aquecer nesse frio que, ao que tudo indica, não dará trégua no final de semana. Para quem não dispensa uma cerveja, mesmo no frio, o Orla Gourmet, em São Francisco, e a Vila Cervejeira, no Centro, garantem boa diversão com a bebida garantida.

Confira abaixo:

  • Roda de samba
FB Collab promove roda de samba nesta sexta. Foto: Reprodução/Internet

O fim de semana já começa nesta sexta-feira (20) com a roda de samba formada pelos músicos Gabriel Policarpo, Bruno Barreto, Alan Monteiro e Lucas Marques. O quarteto tocará às 19h na FB Collab, em São Francisco. O local, que inaugurou no início deste ano, reúne foodbrands. A proposta é oferecer diversas modalidades de gastronomia em um só local: padaria, loja de conveniência e restaurantes de comida brasileira, mexicana, frango empanado, sanduíches e sobremesas.

O restaurante fica localizado na Av. Quintino Bocaiúva, 151, em São Francisco e funciona das 9h às 00h.

  • Espetáculo no Teatro Popular
Peça estará em cartaz nesta sexta (20) e na próxima quinta (26). Foto: Luciana Carneiro

Uma versão inspirada no “Cabaré Valentin” de Karl Valentin é o que propõe o espetáculo “Duas Versões de um mesmo Valentim”, que está em cartaz nesta sexta-feira no Teatro Popular Oscar Niemeyer, às 20h. A direção é de José Geraldo Demezio. A peça faz uma releitura do texto original com um viés mais humorístico carregado de críticas sociais envolvendo os personagens da peça, que são famílias, policiais e moradores de rua. Na próxima quinta (26), a peça volta para o Teatro Popular com a mesma dramaturgia, em um novo espetáculo, com um outro lado do autor.

Serviço:

Data: 20 e 26 de maio

Horário: 20h

Classificação indicativa: 12 anos

Tipo de ingresso: Consulte a OST ⠀⠀⠀⠀⠀

Telefone: (21) 98724-0468

  • Projeto Arte na Rua
Sambariah, grupo de samba formado apenas por mulheres, se apresenta no Rolerzão, no domingo (22), às 17h

A segunda quinzena de atrações do projeto Arte na Rua desembarca para mais uma rodada de shows em quatro locais da cidade. A programação formada apenas por artistas de Niterói terá apresentações no Campo de São Bento (Centro Cultural Paschoal Carlos Magno), em Icaraí; nos hortos do Fonseca e Barreto e no Rolerzão de Piratininga. As atrações são gratuitas.

Para a segunda fase do mês se apresentam, às 11h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, a banda All Blues (21). No Horto do Fonseca, o show deste sábado (21) será comandado pelo Flavio Farias (21). No Horto do Barreto sobe ao palco Fabiano Venâncio no domingo (22), às 13h. No mesmo dia, mas no rolerzão, em Piratininga, o grupo de samba Sambariah apresenta seu repertório em um show de fim de tarde, que começa às 17h.

O evento Arte na Rua mostra o quanto a cultura influencia no desenvolvimento da cidade e da população, por meio da ocupação dos espaços públicos, com apresentações gratuitas, em diferentes linguagens.

Sobre os artistas:

All Blues

Na estrada desde a década de noventa, participou de inúmeros festivais onde pôde mostrar o seu som, conquistando o público e ganhando seguidores que os acompanham até hoje.

The Blues From Rock To Jazz”, título do primeiro álbum da banda, sugere as influências de outros gêneros musicais que atuam no blues de forma marcante, sentidos nos solos inspirados e na e forte pegada rítmica, que já é a marca registrada da banda.

Flavio Farias

O cantor Flávio Farias e sua banda se apresentam no projeto Arte na Rua e mostram toda versatilidade do repertório rock, pop e soul music. O artista, que sempre foi incentivado por sua avó paterna (pianista profissional do cinema mudo), tem como principais influências musicais, o rockabilly de Elvis Presley, a country music de Willie Nelson, e o british rock dos Rolling Stones. O repertório conta com músicas do rock nacional e internacional. Flávio já acumula vinte anos de atuação no cenário musical de Niterói, e faz neste show versões acústicas.

Fabiano Venâncio

Fabiano Venâncio, que já acumula 24 anos de carreira, nasceu e foi criado na Engenhoca. Suas influencias artísticas são Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Belo e Sorriso Maroto. Ainda pretende gravar seus álbuns solo, mas mantém um repertorio de covers e grandes sucessos nacionais.

Sambariah

Grupo musical formado por seis vozes femininas, violão, cavaquinho, triângulo, coquinho, atabaque, surdo, zabumba, tamborim e pandeiro. Sambariah foi idealizado e formado pela cantora e compositora Marthinha Sambariah em 2013, o conjunto interpreta composições próprias e cria novos arranjos de outros compositores, desde o forró até o samba, apresentando um repertório muito rico, que passa por todas as décadas da música popular brasileira.

  • Choro na rua
A apresentação é na Rua Leandro Mota, esquina com Nóbrega. Foto: Divulgação

O projeto Choro na Rua chega a mais uma edição em Niterói no mesmo local: Polo Gastronômico Jardim Icaraí. Quem comanda a tarde é o cantor Bruno Barreto e o grupo de fanfarra mais famoso de Niterói, Sinfônica Ambulante. O show será neste domingo (22), às 16h.

O endereço é na Rua Dr. Leandro Mota, esquina com Rua Nóbrega. A entrada é franca e livre para todas as idades.

  • Tributo Tim Maia
Banda do Síndico celebra Tim Maia com repertório robusto. Foto: Divulgação

“Vou morrer de saudade, não, não vá embora…”. Imagina ouvir isso num coro em uma só voz? O tributo Tim Maia – 24 anos de saudade” chega no Theatro Municipal nesta sexta (20) e sábado (21), às 19h. Vendas na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla, no link.

Além dos grandes sucessos como “Do Leme ao Pontal”, “Vale Tudo”, “Primavera”, “Descobridor de Sete Mares”, “Sossego”, o show conta ainda com a simpatia e o alto astral da banda que divide com o público algumas histórias bem humoradas de vivência com Tim Maia.

A banda fará junto ao público niteroiense uma grande homenagem ao eterno “Síndico”. Completam-se vinte e quatro anos de sua morte e foi no Theatro Municipal de Niterói a sua última apresentação. Um momento de emoção para todos os músicos e o grande público. 

O show conta com a voz aveludada de Bruno Maia, um cantor com estilo e característica do “Charme”, além de músicos como Silvério Pontes (trompete), Tinho Martins (Saxofone), Paulo Black (Bateria), Toca Delamare (Teclados), Adriano Giffoni (Baixo) Jeferson Victor (Trompete), Nando Chagas (Guitarra) e Jhonson de Almeida (Trombone), integrantes da banda de Tim Maia, garantem que o show é uma viagem ao túnel do tempo.

O acesso ao Theatro Municipal de Niterói está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19, por meio do aplicativo ConecteSUS ou comprovante/caderneta/cartão impresso em papel timbrado. É facultativo o uso de máscaras pelo público durante a permanência nas dependências do teatro. Ficam mantidas as orientações de medidas de combate ao coronavírus, tais como higienização das mãos e ventilação de ambientes.

  • Cine semana no Reserva Cultural
Reserva Cultural tem 11 filmes em cartaz e ingressos promocionais. Foto: Reprodução/Internet

O Reserva Cultural, localizado em São Domingos, está com 11 filmes de diferentes gêneros em cartaz. O destaque da semana é a estreia de Top Gun, que traz Tom Cruise de volta às telonas. O público que participou da Festa do Cinema e recebeu o seu cartão de embarque, pode utilizá-lo e pagar R$10 em qualquer filme da programação. Cartão válido para as compras efetuadas na bilheteria até o dia 30/06.

Confira abaixo:

Sala 1

PUREZA – ESTREIA

BRASIL (2022) – 102 MIN.

Direção: Renato Barbieri

Horário: 14h30

 

MEDIDA PROVISÓRIA

BRASIL (2020) – 103 MIN.

Direção: Lázaro Ramos 

Horário: 16h30 / 18h40 / 20h50*somente quinta e sexta-feira

 

TOP GUN: MAVERICK – PRÉ ESTREIA

(Top Gun: Maverick)

EUA (2022) – 131 MIN.

Direção: JosepKosinski

Horário: 21h (LEG) *sábado a quarta-feira

 

Sala 2

O PESO DO TALENTO

(The UnbearableWeightOfMassiveTalent)

EUA (2022) – 105 MIN.

Direção: Tom Gormican

Horário: 16h50 / 18h50 *somente quinta e sexta-feira

 

TOP GUN: MAVERICK – PRÉ ESTREIA

(Top Gun: Maverick)

EUA (2022) – 131 MIN.

Direção: JosepKosinski

Horário: 18h50 (LEG) *sábado a quarta-feira

 

CIDADE PERDIDA

(The Lost City)

EUA (2022) – 112 MIN.

Direção: Aaron Nee, Adam Nee

Horário: 21h20

Sala 3

DETETIVE DO PRÉDIO AZUL 3

Brasil (2019) – 105 MIN.

Direção: Mauro Lima

Horário: 14h50

 

CHAMAS DA VINGANÇA – ESTREIA

(Firestarter)

EUA (2022) – 95 MIN.

Direção: Keith Tomas (II)

Horário: 17h / 19h10 / 21h20

 

Sala 4

ANIMAIS FANTÁSTICOS: Os Segredos de Dumbledore

(Fantastic Beasts: The Secrets Of Dumbledore)

EUA/REINOUNIDO (2022) – 142 MIN.

Direção: David Yates 

Horário:15h (LEG)

 

O HOMEM DO NORTE

(The Northman)

EUA (2022) – 136 MIN.

Direção: Robert Eggers

Horário: 17h40 / 20h30

 

Sala 5

MENTES EXTRAORDINÁRIAS – ESTREIA

(Presque)

FRANÇA (2022) – 92 min.

Direção: Bernard Campan

Horário: 14h40 / 19h

 

MISS FRANÇA – ESTREIA

(Miss)

FRANÇA (2020) – 107 min.

Direção: Ruben Alves

Horário: 16h40 / 21h

  • Contação de histórias na Ponte
Livraria Ponte fará mais uma sessão de contação de histórias neste domingo para o público infantil. Foto: Reprodução/Instagram

Não sabe o que fazer com as criançada? A Livraria Ponte tem a resposta. No domingo (22), às 10h, haverá contação de histórias com Patrícia Braga. O evento será gratuito. Para realizar a inscrição, é necessário entrar em contato com a equipe da livraria pelo WhatsApp (21) 99559-2076. Corre que as vagas são limitadas.

A livraria fica localizada no Ingá, na Rua Tiradentes, 128, no 2º andar.

  • Cerveja
Praça do Rádio Amador. Foto: Reprodução da Internet

O Orla Gourmet está de volta na Praça do Rádio Amador em São Francisco. O evento reúne festival cervejeiro, gastronomia, moda, espaço kids e shows de música. Será realizado a partir das 16h, desta sexta, sábado e domingo. A entrada é gratuita. Para a programação completa, acesse o link.

No Centro da cidade, quem abre os portões é a Vila Cervejeira. No sábado acontece o Burger Day com show da Dirty Devil Band. Estarão abertos os taprooms das marcas Dead Dog, Oca do Araribóia, Mosaico, Matisse, BrewLab e Fractal. O pula-pula das crianças também é presença confirmada. A Vila fica na rua Heitor Carrilho 250 e a entrada é franca. Das 15h às 23h, com show por volta das 17h.

  • Almoço na Casa di Lucy
Casa di Lucy tem novidades no cardápio. Foto: Reprodução/Instagram

Numa semana que começou com chuva de granizo em Icaraí, a casa chega com um novo prato: um cobertor quentinho em forma de comida de afeto. Ragú de Costela com purê de batata queijudo; sobrecoxa desossada ao molho de laranja; batata doce rústica com alecrim e salada de rúcula; lasanha de berinjela e abobrinha com salada da casa, além de peixe grelhado com molho de ervas e arroz de tomate são os novos itens do cardápio.

A casa funciona de terça a domingo, das 12h às 23h, na Rua Nóbrega 156, Icaraí, Niterói.

Leia mais: Na Internet, o ator Angelo Morse faz sucesso com vídeos bem humorados sobre os ‘calos’ de Niterói

COMPARTILHE