Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Sociedade Fluminense de Fotografia inaugura em Niterói a exposição ‘Através do Olhar’

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra reúne trabalhos de quatro fotógrafas negras do Rio de Janeiro
Thais Alvarenga 02 sff
A exposição reúne 72 fotografias. Foto: Thais Alvarenga

A Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) abre, neste sábado (21), às 15 horas, a mostra fotográfica “Através do Olhar” que reúne 72 fotografias produzidas por quatro fotógrafas negras, moradoras da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A exposição fica em cartaz até o final de junho na Galeria Octávio do Prado da SFF, com visitação gratuita.

“Convidamos as fotógrafas Aparecida Silva, Fernanda Dias, Thaís Alvarenga e Valda Nogueira para expor em Niterói, sob a curadoria da também fotógrafa Thaís Rocha. Além da visitação aberta ao público, realizaremos visitas comentadas e rodas de conversas com as autoras e convidados gerando um debate e uma reflexão sobre o trabalho delas que fala muito sobre memória, identidade, tradições e manifestações de comunidades tradicionais espalhadas pelo país como quilombolas, indígenas, catingueiros e pescadores”, explica Antonio Machado, presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia.

As fotógrafas que fazem parte da mostra circulam por bairros, comunidades, arredores da zona oeste do Rio e também de cidades do interior documentando as diversas manifestações e tradições populares. Enquanto Aparecida Silva e Thaís Alvarenga produzem uma memória afetiva do lugar onde vivem, registrando a paisagem urbana e os modos como os grupos se apropriam dos seus lugares, Fernanda Dias e Valda Nogueira documentam os saberes e práticas culturais e religiosas de comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil.  São fotografias em diversos formatos em cores e preto e branco.

Serviço:
Mostra Através do Olhar

Local: Sociedade Fluminense de Fotografia – Rua Doutor Celestino, 115 – Centro

Visitação gratuita de segunda a sexta feira de 10h às 17h30m, sábados de 9h às 13h

Leia mais: Na Internet, o ator Angelo Morse faz sucesso com vídeos bem humorados sobre os ‘calos’ de Niterói

COMPARTILHE