COMPARTILHE
O risco é de perigo severo. Todos os sites de previsão do tempo preveem chuvas extremas a partir desta sexta-feira (22) no estado do Rio de Janeiro. A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para a cidade de Niterói. Há previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos também de intensidade moderada a forte entre às 18h desta quinta-feira (21) a 12h de domingo (24).
Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de ocorrência de acumulados elevados de chuva em 1 hora e em 24 horas durante o período de vigência do aviso.
Em entrevista ao A Seguir, o Meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, afirmou que a partir desta quinta-feira há previsão de chuvas persistentes e volumosas. Os possíveis impactos são: alagamentos, deslizamentos, transbordo de rios e quedas de árvores.
A Marinha do Brasil também emitiu aviso de ressaca para Niterói. O aviso é válido entre 15h desta sexta-feira (22) até 3h de domingo (24). As ondas podem chegar até 3 metros.
Leia mais: Governo do estado apresenta plano para reformular transporte das barcas Rio-Niterói
As regiões com maior risco de temporais com potencial de devastação são a Metropolitana, a Serrana e o litoral Sul. Um alerta de atenção especial foi emitido para a Região Serrana, onde há previsão de chuva de intensidade similar à da tragédia da Região Serrana, em janeiro de 2011.
Os volumes de chuva podem variar, dependendo da região. Mas é prevista chuva acima de 200 mm por dia. Chuva acima de 50 mm dia já é considerada muito intensa, capaz de provocar enxurradas, deslizamentos e inundações.
A chuva extrema é resultado da passagem de uma frente fria rápida, mas poderosa, já com características de outono, com uma massa de ar quente e úmido, que há mais de uma semana causa calor intenso no estado do Rio.
Com o alerta meteorológico, a distribuidora Enel acionou o seu plano de emergência para eventos climáticos e estará atuando com reforço das equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia.
Entre a sexta-feira e sábado, o alerta vale para todas as regiões, principalmente Sul, Serrana e Lagos, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Magé e Maricá.
A distribuidora orienta que a comunicação seja feita através dos canais digitais, pelo site, aplicativo ou WhatsApp: (21) 99601-9608.
COMPARTILHE