23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Defesa Civil põe Niterói em alerta por chuvas e ressaca

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Chuva poderá ser acima de 200 mm por dia no estado do Rio
Chuvas geram alagamentos em Niterói. Foto: Sônia Apolinário
Chuva estará acompanhada de raios e ventos. Foto: Arquivo

O risco é de perigo severo. Todos os sites de previsão do tempo preveem chuvas extremas a partir desta sexta-feira (22) no estado do Rio de Janeiro. A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para a cidade de Niterói. Há previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos também de intensidade moderada a forte entre às 18h desta quinta-feira (21) a 12h de domingo (24).

Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de ocorrência de acumulados elevados de chuva em 1 hora e em 24 horas durante o período de vigência do aviso.

Em entrevista ao A Seguir, o Meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, afirmou que a partir desta quinta-feira há previsão de chuvas persistentes e volumosas. Os possíveis impactos são: alagamentos, deslizamentos, transbordo de rios e quedas de árvores.

A Marinha do Brasil também emitiu aviso de ressaca para Niterói. O aviso é válido entre 15h desta sexta-feira (22) até 3h de domingo (24). As ondas podem chegar até 3 metros.

Leia mais: Governo do estado apresenta plano para reformular transporte das barcas Rio-Niterói

As regiões com maior risco de temporais com potencial de devastação são a Metropolitana, a Serrana e o litoral Sul. Um alerta de atenção especial foi emitido para a Região Serrana, onde há previsão de chuva de intensidade similar à da tragédia da Região Serrana, em janeiro de 2011.

Orientações chuva

Qual o volume de chuva previsto?

Os volumes de chuva podem variar, dependendo da região. Mas é prevista chuva acima de 200 mm por dia. Chuva acima de 50 mm dia já é considerada muito intensa, capaz de provocar enxurradas, deslizamentos e inundações.

O que provoca essa chuva?

A chuva extrema é resultado da passagem de uma frente fria rápida, mas poderosa, já com características de outono, com uma massa de ar quente e úmido, que há mais de uma semana causa calor intenso no estado do Rio.

Quais são as orientações da Defesa Civil de Niterói?

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nesses locais até o aviso de chuva intensa cessar
  • Evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores e redes de distribuição de energia elétrica, toldos , tapumes ou em áreas descampadas.

Orientações ressaca

  • Evitar o banho de mar e esportes na praia neste período
  • Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período
  • Os frequentadores da praia devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo calçadas
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidentes. Neste caso, acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros
  • Em caso de emergência ligar para 199 ou 2620-0199

Plano de emergência

Com o alerta meteorológico, a distribuidora Enel acionou o seu plano de emergência para eventos climáticos e estará atuando com reforço das equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia.

Entre a sexta-feira e sábado, o alerta vale para todas as regiões, principalmente Sul, Serrana e Lagos, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Magé e Maricá.

A distribuidora orienta que a comunicação seja feita através dos canais digitais, pelo site, aplicativo ou WhatsApp: (21) 99601-9608.

Orientações Enel

  • Se encontrar um cabo partido, não se aproxime
  • Não encostar em objetos metálicos, como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões de grades
  • Retirar os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água
  • Buscar abrigo seguro em casos de ventos intensos, procurar locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos como postes, árvores ou fiações elétricas
  • Evitar áreas arborizadas: durante tempestades há risco de queda de árvore e raios

COMPARTILHE