Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rio forma frente de apoio ao ex-presidente Lula e organiza comícios em Niterói e outras 20 cidades

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Rodrigo Neves esteve com o candidato do PT e articula mobilização das oposições no estado
Ex-prefeito coordenou campanha em apoio a Lula em Niterói. Foto: Reprodução
Ex-prefeito de Niterói reúne apoio a Lula no segundo turno. Foto: Reprodução

A mobilização foi rápida. Depois do resultado do primeiro turno das eleições, o candidato do PDT ao governo do Rio, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que ficou na terceira posição, com 8% dos votos, declarou apoio ao ex-presidente Lula. Nesta quarta-feira (5) a mobilização aumentou, com a participação de dirigentes do PDT, PT, Psol, PCdoB e Solidariedade.

Rodrigo Neves esteve com Lula em São Paulo à tarde, junto com o presidente do PDT, Carlos Lupi, para formalizar o apoio do partido à coligação “Brasil da Esperança” do ex-presidente, e à noite já estava reunido em Niterói para definir os próximos passos da campanha.

Rodrigo Neves se encontra com Lula em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert.

Durante o encontro foi lançado um calendário com 20 grandes eventos pró-Lula em cidades do Leste Fluminense como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Rodrigo Neves comentou a importância da reunião e reforçou o sentido de união em torno da candidatura de Lula.

O grupo liderado por Neves receberá o presidente Lula pessoalmente em dois eventos neste segundo turno: no dia 11 de outubro, em comício no Centro de Niterói, e no dia 25 de outubro, quando será organizada uma grande carreata em São Gonçalo.

-Nosso apoio à candidatura do presidente Lula neste segundo turno tem como princípio defender o Brasil, a democracia e o povo brasileiro. Conseguimos reunir lideranças de Niterói e do Leste Fluminense de diferentes partidos e movimentos sociais do campo democrático, além de prefeitos, deputados federais e estaduais e vereadores das cidades da nossa região. Vamos juntos fortalecer nossa união para o Brasil voltar a avançar- assegurou.

Além de Rodrigo Neves, compuseram a mesa da reunião lideranças políticas como o prefeito de Niterói, Axel Grael, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o vice-presidente do PT Nacional e deputado federal eleito, Washington Quaquá, o presidente do PT-RJ, João Maurício, a deputada federal reeleita Talíria Petrone (Psol), o deputado federal Chico D’Angelo (PDT), a deputada estadual eleita Verônica Lima (PT), os deputados estaduais eleitos Vitor Júnior (PDT) e Professor Josemar (Psol) e o deputado estadual reeleito Flávio Serafini (Psol).

– É fundamental a união de todos democratas para que o Brasil retome o caminho do diálogo e trabalho para o desenvolvimento econômico e social, compromissado com o povo e a soberania nacional. O trabalhismo agora é 12+1, Lula presidente – disse Neves.

Leia mais: Governo Bolsonaro corta ainda mais verbas de universidades e atinge a UFF

Lula celebra aliança

Apesar da vitória simbólica no primeiro turno, com mais de 6 milhões de votos de diferença, Lula perdeu para Bolsonaro no Rio de Janeiro. No estado, o atual presidente teve quase 1 milhão de votos a mais do que o petista. Por isso, o ex-presidente procura alianças políticas no Rio para tentar reverter este quadro.

– Eu vou ao Rio e espero estar com o Lupi e com o companheiro Rodrigo, que foi prefeito de Niterói duas vezes, que foi candidato agora e teve quase 10% dos votos. Eu espero contar com os dois no palanque. Se o Rodrigo quiser me ajudar em Niterói eu ficarei muito grato. Em São Gonçalo, eu ficarei muito grato. A verdade é que a gente vai estar junto – afirmou.

Apoio em Niterói e interior do estadoDurante a cerimônia, Lula ainda citou Rodrigo nominalmente ao pedir ajuda na região metropolitana do Rio. Com mais de 400 mil eleitores aptos a votar, a cidade de Niterói, onde Rodrigo Neves governou entre 2013 e 2020, foi o único entre os 92 municípios do Rio em que Cláudio Castro (PL) não foi o mais votado.

– Meu caro Rodrigo, se prepare, cuide da voz, porque na semana que vem estaremos na Cidade Maravilhosa e nas adjacências para ganhar as eleições no Rio de Janeiro e o povo voltar a sair na rua sem ter medo de ser atacado. Aí eu vou poder cantar que o Rio de Janeiro continua lindo

Leia mais: Reeleito à Alerj, Flávio Serafini diz que Niterói simboliza “resistência” na política

COMPARTILHE