Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Projeto “Mar de conhecimento” exibe vida marinha para crianças e adultos em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento mostra peixes, polvos e estrelas do mar para alertar sobre ameaças ao meio ambiente
WhatsApp Image 2024-04-17 at 23.24.51
Ação é retratada no filme “Um bom Vizinho”, disponível na Globoplay. Foto: Divulgação

Voltado para crianças e adultos, o projeto “Mar de Conhecimento“, na areia da Praia de Itaipu, em Niterói, exibe animais vivos para chamar a atenção da população para a necessidade de preservação do meio ambiente. Tripa e Kikinho como são conhecidos os pescadores Marcos André José de Santana e Marcos Antônio coletam peixes para o AquaRio, e comandam o projeto com a ajuda da bióloga da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Luciana Fuzetti, que aparece trajada de sereia nos eventos. Luciana é Analista de Recursos Pesqueiros e também foi sereia no AquaRio.

Leia mais: MV Bill, Elisa Lucinda e Luiz Antonio Simas participam de evento gratuito em Niterói

Tripa é capaz de identificar os exemplares que levou para o aquário da cidade, incluindo uma rara moreia verde. A ação, promovida por ele e parceiros, ocorrerá neste sábado (20), com entrada gratuita, às 9h, com previsão de término às 12h. As atividades serão realizadas em frente ao Bar do Jorginho, na praia de Itaipu. Para participar, basta preencher o formulário.

Foto: Reprodução/Instagram

Inclusão

O projeto “Mar de Conhecimento” tem como foco pessoas com deficiência (PCDs). O trabalho é pensado e direcionado para uma experiência terapêutica com esses animais e o que surge dessa convivência com eles.

– O interessante é que eles aprendem sobre os habitantes que vivem no mar. Vários são da região, mas não sabem o que tem no mar logo ali em frente. No final da explicação, eles levam os animais numa bacia até o mar e soltam com a gente, apredendendo sobre isso também: a importância de “devolver” esses animais ao habitat natural deles – afirma a bióloga Luciana Fuzetti.

A bióloga Luciana Fuzetti mostrando os ouriços do mar. Foto: Divulgação

Além dessa preocupação com os PCDs, o projeto tem como público-alvo crianças, jovens, alunos da rede pública e visitantes em geral. O processo de conscientização se dá pela exposição das espécies capturadas, em uma piscina adaptada que permite o contato dos visitantes com a fauna marinha local. Ao final de cada apresentação, as crianças ajudam a soltar os animais no mar, numa tentativa de internalizar a ideia de que não se deve retirar da natureza o que a ela pertence.

A iniciativa é retratada no filme “Um Bom Vizinho“, exibido no Canal Futura e disponível na Globoplay. O filme é uma realização da Produtora República Pureza, com apoio do programa de incentivo à produção audiovisual da Prefeitura de Niterói.

Ao A Seguir, Tripa conta que, nesses encontros, formam-se grupos de pais com os seus filhos em torno da piscina onde a bióloga Luciana Fuzetti fala sobre a importância dos peixes e invertebrados e de manter o meio ambiente limpo. Ela também fala sobre o mar, cada vez mais poluído.

Um detalhe que não pode passar batido é que a montagem desses eventos é feita toda com recursos próprios do pescador.

– A ideia do evento no próximo sábado é alegrar muitos corações e despertar em todos a importância de preservar o meio ambiente. O legal é que vários adolescentes se identificam e falam: “Vou ser biólogo. Vou cuidar dos animais e proteger a natureza – afirma o pescador.

A bióloga afirma que costuma falar sobre a estrela, o baiacu, ouriço e o polvo. Esses são os animais marinhos mais recorrentes. Ao longo da explicação as crianças poderão tocar, mas sempre de forma controlada. Geralmente são apresentadas de 10 a 20 espécies diferentes.

O outro encontro, já divulgado nas redes sociais do projeto, já tem data, hora e local para acontecer: dia 26 de abril, sexta-feira, no mesmo horário.

O projeto

Desde o inicio de suas atividades, o projeto é realizado nas areais da Praia de Itaipu em Niterói. A praia, localizada na região oceânica da cidade, tem aproximadamente 1.000 metros de extensão e é conhecida por suas águas limpas e calmas.

Historicamente, é uma região com uma das colônias de pescadores mais antigas da cidade, tendo uma variedade de restaurantes de frutos do mar.

Com uma média de 600 visitantes por campanha, o projeto explora o lado lúdico do universo marinho e infantil.

Parcerias

Logo após a realização das primeiras edições do projeto, veio o apoio de parceiros e voluntários. Essa união permitiu a formação de uma rede de projetos, pesquisas e ações de preservação e educação ambiental, que ficou conhecida como “Rede Mar de Conhecimento”.

Um dos destaques são os parceiros atuantes na praia, ou seja, as instituições que expões seus projetos lado a lado com a piscina dos animais do Mar de Conhecimento, como o Projeto Aruanã, de preservação de Tartarugas Marinhas, e a MP Construtora que ajuda com a compra de frutas frutas. Além do Bar do Jorginho que oferece toda a infraestrutura e almoço. O projeto ainda tem o apoio do INEA, responsável pelas tendas e guarda parques.

COMPARTILHE