Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Filme ‘Um bom vizinho’ mostra iniciativas transformadoras em Niterói

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Obra apresenta projetos que orgulham Niterói, como Orquestra da Grota, Projeto Grael e Mar de Conhecimento, e será exibido no Canal Futura
IMG-20231025-WA0015 (1)
A equipe de filmagem entrevista músicos da orquestra da Grota. Foto: Divulgação

O que é ser um bom vizinho? A pergunta é o fio condutor do filme “Um bom vizinho”, exibido no  Canal Futura e disponível na Globoplay. O jornalista e documentarista Luiz Claudio Latgé entende que vizinho é mais do que quem mora na casa ao lado, mas alguém sensível ao nosso tempo e comprometido com a vida do outro, pode ser no bairro, na cidade, no planeta. “A proposta era mostrar a ação de pessoas que se dedicaram a projetos sociais que mudam a vida de muita gente. E Niterói tem ótimos exemplos: a Orquestra da Grota, o Projeto Grael e o Mar de Conhecimento, entre outros”, diz o diretor.

O filme tem momentos emocionantes, como uma apresentação da Orquestra da Grota no Theatro Municipal. O documentário mostra como nasceu o projeto. Os bastidores da preparação dos músicos. E as histórias de vida que povoam um trabalho que já dura vinte anos.  O professor Márcio Selles lembra que a Orquestra começou como um escolinha mantida pela mãe e uma horta e que algumas vezes criticou a iniciativa. Até o desafio da sua mulher: “Sua mãe pelo menos faz alguma coisa. E o que você faz?”  Márcio fez muito.

Vizinhos

O diretor explica que a ideia era mostrar a mobilização de pessoas comuns, “destas que a gente encontra nas ruas da cidade, nossos vizinhos”, que, em meio aos compromissos pessoais, encontram tempo e determinação para promover ações que exigem trabalho, determinação e muitas vezes dinheiro do próprio bolso.

É o caso, reconhecido em Niterói, do Projeto Grael, que promove educação e atividades ligadas ao mar, desde cursos de vela à mecânica de motores. Uma ideia surgida depois da primeira medalha de ouro do velejador Torben Grael, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. “A ideia era mostrar que a vela não era um esporte de elite, que qualquer menino, se tivesse oportunidade, poderia praticar a atividade. Não apenas para competição. Mas também como formação para toda a vida”, diz Torben no filme. O trabalho que envolveu toda a família, os irmãos Lars e Axel Grael, e o velejador Marcelo Ferreira, já formou milhares de jovens.

Filmagem con Torben Grael. Foto: divulgação

Tripa e a sereia

Outra iniciativa retratada no filme é o projeto Mar de Conhecimento, promovido por um pescador de Itaipu, o Tripa, como é conhecido. Ele trabalha para o AquaRio, coletando peixes vivos e é capaz de identificar os exemplares que levou para o aquário da cidade. Entre eles uma rara moreia verde. Quando pode, ele monta na praia, com recursos próprios, uma piscina para mostrar peixes vivos para as crianças e alertar para as ameaças ao meio ambiente. Parece história de filme, mas tem a ajuda de uma sereia… Mas esta parte fica para quem ver o filme.

O filme é uma realização da Produtora República Pureza, com apoio do programa de incentivo à produção audiovisual da prefeitura de Niterói. E foi abraçado pelo Canal Futura, desde o início, por retratar iniciativas pessoais de caráter social e educativo. O resultado pode ser visto na Globoplay.

 

COMPARTILHE