Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Programação do fim de semana em Niterói tem exposições e maratona de filmes do Oscar

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir: Niterói lista a agenda cultural e gastronômica na cidade, que reúne a inédita exposição em homenagem ao Paulo Gustavo e dicas de restaurantes, como padarias de fermentação natural
Restaurante Pico capa
O restaurante Pico, na Rua Nóbrega, em Icaraí, é uma das opções de cozinha autoral variada, que também conta com opções vegan. Foto: Reprodução/Instagram

Um roteiro quentinho  saindo do forno do A Seguir: Niterói. O destaque deste fim de semana cultural e gastronômico reúne exposições, incluindo uma que celebra o ator Paulo Gustavo, maratona de filmes do Oscar no Reserva Cultural, homenagem ao centenário da célebre Semana de Arte Moderna de 1922 na Travessa Icaraí e, claro, aquela habitual lista de opções de padarias e restaurantes que não podem ficar de fora.

Leia mais: Niterói põe fermento no mercado de casas de pães artesanais, que se espalham pela cidade

Como  já anunciado no A Seguir, a previsão para o fim de semana é de temperatura amena. Segundo o site Climatempo, a chuva fraca deve predominar ao longo da tarde de sábado e domingo. Temperatura boa para aproveitar a manhã/tarde e fechar a noite com um cineminha ou um happy hour num restaurante descolado.

Confira abaixo a programação:

  • Exposição em homenagem ao Paulo Gustavo e Milton Cunha
A exposição  “Um dedo de arte – do digital ao orgânico” entrou está em cartaz no Campo de São Bento. Foto: Divulgação

A exposição “Um dedo de arte – do digital ao orgânico”, do artista visual e morador de Niterói Diego Moura, entrou em cartaz no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento.. Moura faz uma homenagem ao aclamado ator Paulo Gustavo, vítima da Covid, e ao carnavalesco e comentarista de TV Milton Cunha, que também tem uma obra exposta na mostra, intitulada ‘O Esplendoroso Milton Cunha’.

A curadoria é de Angelina Accetta. Na mostra, o público pode conferir um universo de cores e formas, com referências pop e surrealistas. No total, são 33 obras digitais.

E olha que legal: além de abrigar a exposição, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno passará a ser a residência artística de Diego Moura durante o período da mostra. Assim, o visitante, além de conhecer parte do acervo digital, também poderá encontrar, no segundo andar, o próprio artista pintando uma de suas telas.

A visitação da mostra, que é gratuita, é de terça a domingo, das 10h às 17h.

  • Maratona Oscar no Reserva Cultural
Cartaz do filme Spencer, que está em cartaz no Reserva Cultural. Foto: Reprodução/Internet

O Reserva Cultural, localizado em São Domingos, já deu início à  maratona da maior premiação de cinema do mundo. Após a lista dos indicados ao Oscar vir a público nesta semana, o complexo cultural já incluiu na sua programação alguns dos filmes indicados nas mais diversas categorias.

A lista dos filmes que estão em cartaz que foram indicados ao Oscar você confere abaixo:

Sala 1: Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar 

Horários: 15h30/18h/20h40

Sala 2: A mulher que fugiu, de Hong Sang-soo

Horários: 14h30/18h30

– Sala 4: O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro

Horário: 17h40

– Sala 5: Spencer, de Pablo Larrain

Horário: 19h30

  • Centenário da Semana de Arte Moderna na Travessa

Travessa Icaraí faz homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo. Foto: Amanda Ares

A Livraria da Travessa entrou no clima do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo. A semana abalou as bases artísticas no Brasil revelou e consagrou nomes como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Villa Lobos e Oswald de Andrade. Estes, e muitos outros, são temas de diversas obras literárias disponíveis na Livraria da Travessa, que esta semana estão expostos na vitrine para comemorar o aniversário de um dos movimentos artísticos mais importante do país.

Há biografias, reedições de livros clássicos, catálogos de pinturas, livros de fotografia e até livros infantis sobre os artistas que participaram da Semana de 22, realizada em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922.

A Livraria da Travessa de Icaraí fica na Rua Tavares de Macedo, 240 e funciona de segunda a sábado das 9h às 21h e domingo das 9h às 18h.

  • “Um Brinde à Poesia”, no MAC

O movimento literário e cultural consagrado em Niterói, com 22 anos de atividades, fundado e apresentado pela jornalista, poeta e editora Lucília Dowslley, será realizado, com entrada franca, neste sábado, 12 de fevereiro, às 15 horas, no MAC Niterói. Esta será a primeira edição presencial do evento, após dois anos de pandemia.

Um Brinde à Poesia Niterói segue rumo aos 23 anos divulgando as obras autorais de poetas, compositores musicais e fotógrafos, além de estimular a leitura de poesia e distribuição de livros.

Quem faz a apresentação e a curadoria é Lucília Dowslley, que irá prestar uma homenagem ao renomado poeta Thiago de Mello, falecido em janeiro. Os convidados da programação são os poetas Marcos Guayba, Sérgio Renato Bacellar, autor do livro “Entre Xícaras e Versos – Holografias Poéticas na Serra da Tiririca, lançado pela Dowslley Editora e a poeta Geisa Figueiredo, participante do Foco na Poesia 2, da Dowslley Editora. Haverá o Momento D’versos, o microfone aberto e sorteio de livros.

SERVIÇO

Um Brinde à Poesia Niterói
Data: 12/02 (sábado)
Horário: 15h
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC)/ Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Niterói

Classificação indicativa: Livre

  • Hambúrguer com café no Trio Burgers
“Não Torra o meu burger”, da Trio Burger. Foto: Reprodução/Instagram

“Não torra o meu burger” é o nome da proposta inusitada da hamburgueria artesanal Trio Burgers e a cafeteria de cafés especiais Não Me Torra. O hambúrguer é novidade no cardápio e traz a combinação de blend bovino, queijo provolone, cebola caramelizada na rapadura, finalizado com cold brew (método de infusão que não utiliza água quente para extrair as características do grão do café; o resultado é uma bebida gelada com sabor refrescante e leve).

O Trio Burger fica localizado no Jardim Icaraí, na Rua Lopes Trovão 474, loja 107 e funciona de terça a sábado das 18h às 00h e domingo das 18h às 23h.

  • Happy Hour no Pico 
Coxinha de costela, do restaurante/bar Pico. Foto: Reprodução/Instagram

Localizado no burburinho da Nóbrega, no Jardim Icaraí, o restaurante Pico possui mesas ao ar livre e dispostas também em um ambiente interno, que é pequeno, moderno e aconchegante. O cardápio diversificado atende bem quem deseja tapear a fome com tira gostos e também possui pratos variados para quem está em busca de uma refeição mais completa.

Pastéis, coxinhas de costela, chikin coreano, hambúrgueres, opções vegan e sem lactose, como a linguiça vegetal (baguete de fermentação natural, pasta de tomate da casa com chimichurri), croquetas (recheada com pastrami desfiado e cream cheese), além das tradicionais bruschettas, são algumas das opções.

O restaurante/bar Pico fica localizado em Icaraí, na Rua Nóbrega, 90, loja 103, e funciona todos os dias das 12h30 às 00h.

  • Café da manhã na Frisée 
A padaria de fermentação natural, Frisée Gourmet, fica localizada na Mariz e Barros, em Icaraí. Foto: Reprodução/Internet

A Frisée é uma das primeiras padarias de fermentação natural de Niterói. Localizada também em Icaraí, na Rua Mariz e Barros, 169, a loja faz pão de fermentação natural desde 2012. O cardápio de pães variados é formado por baguete simples e integral, além de sabores mais exóticos, como limão, figo e azeitona. A ciabatta pode ser de parmesão, gergelim e calabresa. Também há opções de pão de leite, torrada Petrópolis, italiano e tortano (recheado de calabresa).

Os pães campagnes também são destaques da casa, nos sabores cebola, alecrim e nozes com gorgonzala. Focaccias também são os xodós da clientela.

A Frisée fica localizada em Icaraí, na Rua Mariz e Barros, 169, e funciona de segunda a sábado das 8h às 21h.

COMPARTILHE