COMPARTILHE
Festa em homenagem a São Jorge, desfile de escolas de samba e shows de rock. Nesse feriado em que o Carnaval de 2022 foi “alocado”, as atenções principais se voltam para o Sambódromo do Rio de Janeiro, onde a atual campeã Unidos do Viradouro vai defender as cores vermelha e branca da escola com a torcida da cidade de Niterói.
Para quem vai acompanhar as outras escolas da cidade nos desfiles do Sambódromo, o Carnaval começa nesta quarta-feira, dia 20, quando se apresentam as agremiações da série Ouro. Do grupo fazem parte Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Sossego. A Viradouro desfila na sexta-feira, dia 22.
Na véspera, em Niterói, começam os desfiles das 31 escolas de samba da cidade. Este ano, o Caminho Niemeyer estreia como passarela para as agremiações. Os desfiles serão realizados nos dias 21, 23 e 24 sempre com entrada é franca.
Pela primeira vez, o público poderá votar para escolher a melhor escola de samba de Niterói
Em Niterói, os blocos de rua continuam proibidos, neste Carnaval. Porém, vai ter a tradicional travessia da barca ao som da Sinfônica Ambulante. E quem não vive sem rock, será feliz na Vila Cervejeira e no bar da fábrica da cervejaria Masterpiece.
Confira a programação
Quarta-feira, 20
Desfile das escolas de samba da série Ouro do carnaval do Rio de Janeiro da qual fazem parte as escolas de Niterói Acadêmicos do Cubango (segunda a desfilar, 23h15) e Acadêmicos do Sossego (última a desfilar, 02h30).
A Cubango tem como enredo “O amor preto cura: Chica Xavier, a mãe baiana do Brasil”, uma homenagem à atriz , grande personalidade de representatividade da cultura e da arte negra no Brasil. Chica Xavier atuou por quase 60 anos. Ela faleceu em agosto de 2020, aos 88 anos.
A Sossego vai levar para a Avenida o enredo “Visões xamânicas”. São profecias indígenas que alertam para o colapso do planeta se a humanidade não cuidar do meio ambiente.
Ordem do desflie: Em Cima da Hora, Cubango, Unidos da Ponte, Porto da Pedra (da vizinha São Gonçalo), União da Ilha, Unidos de Bangu e Sossego.
Quinta-feira, 21
No Reserva Cultural, tem estreia de filme para crianças, “Detetive do Prédio Azul 3”. Na história, Pippo (Pedro Henriques Motta), Bento (Anderson Lima) e Sol (Letícia Braga) se veem em apuros quando Severino (Ronaldo Reis) encontra uma das metades do valioso ‘Medalhão de Uzur’, responsável por controlar toda a magia existente no mundo. Também para as crianças, vai ter baile de carnaval no Reserva que preparou uma programação especial para o feriado que os adultos também vão curtir, que inclui festival de petisco e muita música. Reserva Cultural Niterói – Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos; horários: 14h10 – 16h20 – 18h40.
A banda Alma é atração no bar da fábrica da Cervejaria Masterpiece. O show começa às 21h, mas o espaço abre às 18h. Rua Ary Gomes da Silva, 43, no Cafubá.
Também às 21h, começa o desfile das escolas de samba de Niterói que fazem parte do Grupo B: Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Bafo do Tigre, Império de Arariboia, Banda Batistão, Bem Amado, Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Porquê?.
Sexta-feira, 22
Não tem desfile de escola de samba de Niterói no Caminho Niemeyer, mas vai ter muito samba por lá. A programação começa às 19h com o DJ Drey, segue com o cantor Mullatto (21h), o grupo Intimistas (23h) e termina com o grupo Sambaí (01h). Entrada franca.
Apresentação do grupo Unplug And Roll que toca clássicos do Hard Rock e do Heavy Metal., às 19h, no taproom da cervejaria Dead Dog, na Vila Cervejeira que fica na Rua Heitor Carrilho 250, no Centro. O local funciona das 17h às 23h, sem cobrança de couvert.
Guto Pinaud e banda comandam o show, no bar da fábrica da Cervejaria Masterpiece, às 21h. O espaço abre às 19h. Rua Ary Gomes da Silva, 43, no Cafubá.
Desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro do qual faz parte a Unidos da Viradouro. A atual campeã do Carnaval será a quinta agremiação a entrar no Sambódromo (01h35). Seu enredo, “Não há Tristeza que Suporte Tanta Alegria” fala do grande carnaval de 1919, ocorrido também após uma grande pandemia, a da Gripe Espanhola.
Ordem do desfile: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente (cujo enredo sobre o ator Paulo Gustavo vai retratar aspectos de Niterói), Viradouro e Beija-Flor de Nilópolis.
Sábado, 23
No dia de São Jorge, a igreja dedicada ao santo, na Rua Alcídes Figueira terá missas e barraquinhas no seu entorno, garantindo a festa.
O Bloco Forélvis, que canta clássicos do rock em ritmos carnavalescos, é a atração na Vila Cervejeira. A apresentação será às 17h, mas o local abre às 15h. Estarão funcionando cinco taprooms: Brewlab, Dead Dog, Fractal, Matisse (Les Fauves), Mosaico e o bar Oca do Arariboia. Com opções de comida e espaço kids gratuito com pula pula. A Vila Cervejeira fica na Rua Heitor Carrilho 250, no Centro. Entrada franca.
Desfile das escolas de samba de Niterói que fazem parte do Grupo A, às 20h: Sabiá, Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor.
Domingo, 24
Dia de madrugar e pegar a barca cedinho e atravessar a Baía de Guanabara junto com a Sinfônica Ambulante. No Rio de Janeiro, na Praça XV, o grupo se junta ao Boi Tolo, bloco que não tem roteiro pré-definido e nem hora para acabar. Uma vez na Praça XV, será possível curtir também o tradicional bloco Boitatá, que se apresenta a partir das 9h. A Sinfônica Ambulante vai desfilar por Niterói no sábado, dia 30.
Desfile das escolas de samba de Niterói que fazem parte do Grupo C, às 19h: Império de Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro e Grupo dos 15.
À noite, tem Choro na Rua homenageando o aniversário de Pixinguinha, no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, às 19h. Como convidado especial, Marcelo Viana, neto de Pixinguinha, e mais uma dose de Sinfônica Ambulante.
COMPARTILHE