22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Procon móvel chega a praças do Centro de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Até a próxima quinta-feira (18), o carro do Procon vai ficar estacionado nas praças Dr José Vitorino, São João e Rink
carro do procon
O serviço itinerante já existe em outras cidades. Aqui, o carro usado em Macapá. Foto: Procon

Até a próxima quinta-feira (18), o carro do Procon vai ficar estacionado em três praças entre Ponta da Areia e Centro de Niterói para atender demandas dos moradores dos respectivos bairros.

Nesta terça-feira (16), o veículo fica na Praça Dr José Vitorino, na Ponta da Areia. Na quarta-feira, se desloca para a Praça São João e, na quinta, chega à Praça do Rink, ambas no Centro.

Leia mais: Em Niterói, roubo de energia vira caso de polícia

O serviço itinerante do Procon começou no início de maio, pela Ilha da Conceição. De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira, foram feitos 45 atendimentos, em meio a várias consultas.

– Para que a gente possa fazer registros de reclamações, é preciso trazer documentos que comprovem a infração. Nem sempre as pessoas chegam com esses documentos – explicou o secretário.

No ranking das solicitações, o primeiro lugar “disparado”, segundo ele, ficou com questões relacionadas com a Enel. Em segundo lugar, dívidas feitas com empréstimos consignados, seguido por dificuldades de resolver problemas a partir de compras feitas pela Internet.

Teixeira informou que, em relação à Enel, há uma variedade de queixas, mas pedidos de religações de luz e o valor alto das contas (que se quer questionar ou parcelar o pagamento), foram os mais comuns, dentre os moradores da Ilha da Conceição.

Em relação aos empréstimos consignados, a equipe do Procon busca solucionar “as confusões em que se metem as pessoas mais idosas”:

– Há um assédio muito forte junto aos idosos por parte dos bancos. O que se vê é muita gente muito endividada – comentou.

Teixeira informou que quem não conseguir “fechar” o atendimento no Procon móvel pode dar continuidade à busca pela solução do problema na própria secretaria de Defesa do Consumidor, que fica na rua Barão do Amazonas, 481 térreo, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Dúvidas ou denúncias também podem ser encaminhadas pelos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.

COMPARTILHE