COMPARTILHE
Em operações realizadas entre quarta (10) e quinta-feira (11), em parceria com a Polícia Civil e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), a Enel encontrou furto de energia em três residências, em Niterói. Todas no bairro de São Lourenço.
Leia mais: CPI da Enel: queixas contra o mau atendimento dominam os relatos
Durante as inspeções, os técnicos da empresa encontraram ligações clandestinas diretas na rede da concessionária. Os proprietários estavam nas respectivas casas estavam, durante a operação. Assim, foram presos em flagrante e liberados após pagamento de fiança de R$ 1,5 mil.
Dentre os 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro atendidos pela Enel, Niterói fica em segundo lugar no quesito furto de energia. Em 2022, a cidade apresentou um índice de 21,60% de perdas.
De acordo com a empresa, além de ser crime, o furto de energia “afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica”.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
COMPARTILHE