Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói quer oferecer bicicleta compartilhada ainda este ano

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A lei que institui o novo serviço público do município foi sancionada na quarta-feira (10) pelo prefeito Axel Grael
Grande número de pessoas é visto indo trabalhar de bicicleta. Foto: Amanda Ares
De imediato, serão implementadas 50 estações financiadas pelo Município. Foto: arquivo A Seguir Niterói

A lei que institui o serviço público de bicicletas compartilhadas em Niterói foi sancionada na quarta-feira (10) pelo prefeito Axel Grael.  Ainda não há data para o início do funcionamento, mas a expectativa do governo é que seja até o final do ano.

Leia mais: Vacina contra gripe liberada para todas as faixas etárias em Niterói

Na cidade, o sistema de uso compartilhado de bicicleta será uma concessão que está sendo estruturada pela prefeitura. De acordo com o coordenador do Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, a ideia é que sejam implementadas 50 estações financiadas pelo Município:

– A Prefeitura tem um plano bastante ambicioso para permitir que todas as pessoas que queiram pedalar, na cidade, possam fazê-lo com segurança e conforto. Essa nova legislação é um grande sonho para todos os que pedalam na cidade e uma oportunidade de contar com bicicletas de aluguel.

A lei sancionada prevê, dentre outras coisas, que será possível pagar a tarifa com a moeda social Arariboia. Sobre valor, diz que deverá ser “módico, compatível ao praticado em serviços semelhantes, operados em outros municípios.”

“O valor da tarifa cobrado ao usuário será objeto de regulamentação exclusiva por parte do Poder executivo, que poderá, conforme disponibilidade orçamentária, subsidiá-la de forma parcial ou integral, a fim de estimular o uso do serviço.”, estabelece a lei.

– A lei das bicicletas compartilhadas será um grande passo para a nossa cidade que já possui uma das ciclovias mais movimentadas do país. Com a lei, teremos ainda mais ciclistas usando a nossa estrutura – afirmou o prefeito Axel Grael.

Levantamento feito pela Prefeitura em dezembro de 2021 apontou que mais de 590 bicicletas passam, por hora, na ciclovia da Avenida Marquês do Paraná, no Centro. Segundo Grael, cerca de 60% das viagens de carro feitas em Niterói, atualmente, percorrem até 3 km, “uma distância que pode facilmente ser feita de bicicleta”.

Os planos da Prefeitura prevê que, até 2024, a cidade tenha 120 km de infraestrutura cicloviária. Em novembro de 2022, Niterói contava com mais de 60 km de ciclovias que contemplam áreas nos seguintes bairros: Centro, São Lourenço, Barreto, Santana, Fonseca, São Domingos, Boa Viagem, Gragoatá, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas, Cafubá, Badu, Piratininga, Engenho do Mato, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

COMPARTILHE