Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Vacina contra gripe liberada para todas as faixas etárias em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na cidade, no momento, tanto a vacina contra gripe quanto a de reforço da bivalente contra Covid-19 estão disponíveis para toda a população
posto vital brazil maio 2023
Posto de saúde do Vital Brazil registrou grande movimento, na manhã desta segunda-feira (8). Foto: Sônia Apolinário

Antes liberada apenas para grupos prioritários, a vacina contra a gripe (Influenza) passou a ser aplicada em pessoas de todas as faixas etárias, a partir desta segunda-feira (8), em Niterói.

Até o dia 31 de maio, qualquer pessoa poderá participar da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para isso, basta se dirigir a um dos 38 pontos de vacinação da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30.

Em Niterói, também segue a vacinação de reforço da bivalente contra Covid-19. Nesta segunda-feira, o Posto de Saúde do Vital Brazil registrou um grande movimento. O público formou uma fila única que chegou até a saída da unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao A Seguir que, desde o início da campanha de vacinação contra a influenza, em 10 de abril, até o momento, foram aplicadas 39.880 doses. Já em relação à imunização bivalente contra Covid-19, foram aplicadas 41.470 doses, no período de 27 de fevereiro a 2 de maio.

Influenza

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, reforça a importância da vacinação contra a gripe:

– A vacina evita complicações e reduz o número de internações e óbito por conta de infecções causadas pelos vírus. É muito importante que o maior número de pessoas tome a vacina e se proteja contra a influenza.

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Covid

No domingo (7), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento em Rede Nacional de Rádio e Televisão sobre a Covid-19. Ela abordou a recente declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que não considera mais a Covid-19 uma emergência de saúde pública global.

– Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso país recebe essa notícia com esperança.  Porém, ainda vamos conviver com a Covid-19, que continua evoluindo e sofrendo mutações – afirmou.

Em sua fala à nação, a ministra celebrou a redução progressiva do número de hospitalizações e óbitos no Brasil como resultado da proteção da população pelas vacinas. Segundo ela, há uma mudança de cenário do modo de emergência para o enfrentamento continuado, como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas.

– Infecções pelo vírus SARS-COV2 vão continuar e devemos manter cuidados. Portanto, sistemas de vigilância, diagnóstico, redes de assistência e vacinação precisam ser fortalecidos – explicou a ministra.

Sobre a necessidade de a população se vacinar contra a Covid-19, a ministra foi categórica:

– É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela Covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas.

Locais de vacinação

Em Niterói, para se vacinar, contra a Influenza é preciso apresentar documento de identidade, no caso de maiores de idade; carteira de vacinação e CPF para menores. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

Não há restrição de intervalo de tempo para tomar a vacina contra influenza e qualquer outro imunizante do Calendário Nacional Vacinação, incluindo também a vacina contra Covid-19.

Saiba onde se vacinar:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto

Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara
Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)

Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns.

 

 

 

 

 

COMPARTILHE