Niterói por niterói

Publicado

Prefeitura de Niterói promove caminhada por um trecho da Rota Charles Darwin

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Evento será no domingo (23). Serão percorridos cinco quilômetros dessa trilha que foi feita pelo naturalista britânico
Pegada_RotaCharlesDarwin
A pegada é o símbolo da Rota Charles Darwin. Foto: Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói vai promover uma caminhada por um trecho da Rota Charles Darwin, no domingo (23). A saída está marcada para às 8h30, no Parque da Cidade, sede do PARNIT. Serão percorridos 5 Km.

Leia mais: Reduto de pássaros, Ilha do Tibau passa por obras e vira centro esportivo em Piratininga

A iniciativa marca a participação do município no movimento nacional Um Dia No Parque. O UDNP é celebrado em comemoração ao aniversário de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

De acordo com a Prefeitura, Niterói conta com 10 unidades de conservação, sendo cinco na categoria de proteção integral. No total, 56% da área do território da cidade é protegida.

Rota Charles Darwin

A Rota Charles Darwin é uma trilha de longo curso recebeu este nome por conta da passagem do naturalista britânico na cidade. É uma das 45 trilhas mapeadas, no município.

Em 2018, Niterói criou a Rota Charles Darwin, que conecta a cidade com o município vizinho de Maricá tornando-se, com seus 28 quilômetros (trecho Niterói), parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. A criação do percurso teve por finalidade oferecer ao visitante a experiência de refazer parte do caminho realizado pelo naturalista britânico Charles Darwin em sua passagem pelo Brasil, entre 1832 e 1836, além de buscar integrar a beleza cênica da cidade ao percurso. Por toda a sua extensão, a Rota abrange trechos urbanos e pontos turísticos do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) e do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET).

O percurso da caminhada de domingo passa por locais como o Córrego da Viração, o Mirante dos Tamoios e o Bosque Vermelho, que permite vislumbrar as árvores avermelhadas da Ilha do Pontal.

Essa rota tem como símbolo uma pegada, que faz referência à Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin.

A Prefeitura não informou o grau de dificuldade dessa trilha.

COMPARTILHE