COMPARTILHE
Sete mudas de Pau Brasil foram plantadas, de forma sequencial, em uma quadra da rua Otávio Carneiro, em Icaraí, nesta quarta-feira (06). A ação foi feita pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). De acordo com a secretária Dayse Monassa, o objetivo é readequar as espécies que estavam danificando o passeio público e prejudicando a tubulação dos prédios da região. Além disso, segundo ela, o procedimento também substituiu árvores que foram podadas de forma inadequada pela Enel junto à fiação aérea.
Terminado o trabalho na Otávio Carneiro, a equipe seguirá para a rua Fagundes Varela, também em Icaraí, “onde a guilda arbórea é muito comprometida pelas podas recorrentes da Enel”, como afirmou a secretária:
O trabalho na Otávio Carneiro é necessário porque Niterói tem uma guilda arbórea antiga e algumas escolhas equivocadas de espécies, mas que precisa ser mantida porque forma a grande parte da composição arbórea da cidade. A Prefeitura vem desenvolvendo, desde 2013, a adequação dessas espécies e, quando há a necessidade, a substituição das mesmas por árvores nativas da Mata Atlântica. Na Fagundes Varela, as árvores deixaram de exercer a sua função, não só estética, mas como árvore mesmo. Vamos fazer acerto de calçadas, distanciamento de golas e plantios em grande escala – informou.
Leia mais: Niterói tem quase 70 mil árvores na região urbana; amendoeira é a campeã
A secretária explicou que a Seconser evita plantar espécies como amendoeiras, flamboyant, figueiras e realiza a readequação gradativa da guilda arbórea da cidade.
O serviço é feito a partir do programa Verdes Notáveis, que dá prioridade para plantio de mudas de Pau Brasil, Pau Ferro, Sibipiruna, Oiti, Araçá e Pitanga, entre outras, “que não conflitem com o mobiliário urbano”.
De acordo com a secretária, as equipes da Seconser são orientadas a agir em prol da preservação da vegetação, mas que a segurança e o patrimônio da cidade são prioridades.
Retirar uma árvore, segundo ela, é o último recurso, “que sempre é acompanhado do plantio de outro exemplar no mesmo local ou região”.
Segundo ela, Niterói tem 1 árvore para cada 8,13 habitantes em sua área urbana. Em 2024, a Prefeitura vai triplicar o número de árvores plantadas por mês, com 2 mil novas mudas nas ruas e praças da cidade.
Leia também: Pau-Brasil, Ingá-de-macaco, Jequitibá: censo arbóreo transforma parques de Niterói em museu a céu aberto
Esta semana, a Seconser assinou um termo aditivo a um contrato com a empresa Viveiro Campo Lindo Comércio de Plantas para a realização de prestação de serviços de implantação e execução de serviços de jardinagem e paisagismo.
Nos canteiros, avenidas, praças, parques e demais áreas ajardinadas do município de Niterói, incluindo o fornecimento de plantas, materiais de consumo, insumos, com serviços de fitossanidade, adubação, irrigação, poda, limpeza de ervas daninhas, retirada de lixo orgânico, reposição de plantas ornamentais e mudas de forração.
O valor total do termo aditivo é de R$ 9.641.199,88 e a vigência do contrato é de 12 meses.
COMPARTILHE