COMPARTILHE
Indústria naval e pesqueira, audiovisual e saúde. Nesses segmentos, a prefeitura de Niterói negocia a criação de parcerias junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O primeiro passo foi dado em uma reunião, realizada na quarta-feira (13), na sede do banco, no Rio de Janeiro, entre o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário-executivo do município, Rodrigo Neves.
Leia mais: Violência em Niterói: menos tiros e mais de 100 pessoas baleadas e feridas, no primeiro semestre
Dentre as propostas, a prioridade é voltada para implementar a modernização e capacitação do parque industrial naval e pesqueiro de Niterói.
– Esta reunião com o presidente do BNDES foi bastante proveitosa. Trouxemos importantes projetos de Niterói para parcerias com o BNDES, na área da indústria naval, que vão possibilitar a modernização deste setor. É uma ótima oportunidade, pois Niterói vai fazer a dragagem do Porto e da área dos estaleiros, viabilizando também o Terminal Pesqueiro. Tudo isso traz muitas perspectivas para o desenvolvimento da cidade – afirmou o prefeito Axel Grael.
No início do mês, a prefeitura fechou um acordo, em Brasília, com o Ministério da Pesca, para a cessão do prédio do Terminal Pesqueiro de Niterói – inaugurado há cerca de 10 anos pelo Governo Federal, mas que nunca chegou a funcionar. O objetivo, agora, é transformar o lugar num entreposto de padrão internacional, através de uma Parceria Público-Privada.
– Estamos estabelecendo muitas parcerias entre o BNDES e Niterói. A iniciativa da dragagem do Canal de São Lourenço abre um caminho de revitalização da construção naval, que é um pólo histórico e muito importante, ainda mais com a Petrobras retomando encomendas. Já acertamos uma visita a Niterói e vamos convidar o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para conversar com os estaleiros do município. Queremos voltar a construir navios no Brasil. A solução da profundidade do canal vai ajudar ainda a indústria pesqueira – disse Aloizio Mercadante.
A Prefeitura de Niterói já anunciou que vai investir R$ 140 milhões na dragagem do Canal de São Lourenço. A obra tem como principal objetivo recuperar a profundidade do canal, chegando até a 11 metros, para permitir a aproximação de embarcações de maior porte. A medida vai proporcionar a revitalização do setor naval em Niterói. Outros R$ 24 milhões serão destinados à Companhia Docas pela cessão do terreno que será anexado ao prédio do Terminal Pesqueiro.
Segundo Mercadante, Niterói tem “todas as condições de avançar e dar um salto de qualidade”:
– Vamos ter um novo ciclo de investimento e crescimento em Niterói, e o BNDES vai estar lá para apoiar, induzir e fortalecer – disse ele.
COMPARTILHE