COMPARTILHE
O Terminal Pesqueiro de Niterói, que foi inaugurado há cerca de 10 anos pelo Governo Federal e nunca chegou a funcionar, passará definitivamente para a administração da Prefeitura de Niterói. O Prefeito Axel Grael fechou acordo em Brasília nesta terça-feira (5) com o Ministério da Pesca para a cessão do prédio e pretende transformar o lugar num entreposto de padrão internacional, através de uma Parceria Público-Privada.
A Prefeitura de Niterói quer aproveitar o espaço e infraestrutura já existente. A ideia do projeto será desenvolvida em paralelo com a obra de dragagem do canal São Lourenço, que também será feita pela Prefeitura, já tem a aprovação definitiva da licença ambiental e está em fase de licitação. Segundo dados do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Niterói é a segunda cidade do país em números de pesca extrativa marinha.
De acordo com o Prefeito Axel Grael, o terminal pesqueiro será fundamental para incentivarmos o setor, promover negócios e gerar empregos.
-Niterói é a segunda cidade do País em números de pesca, perdendo apenas para Itajaí, em Santa Catarina. Cerca de 40% da produção pesqueira do Estado do Rio está em nossa cidade – ressaltou o prefeito.
Niterói pretende apostar na ideia de que os grandes entrepostos internacionais podem servir como local de carga e descarga, de comércio atacadista, atender a serviços da frota pesqueira e, ao mesmo tempo, ser um grande promotor de turismo, com a criação de polo gourmet. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, o projeto foi elaborado seguindo essa tendência.
O Ministro da Pesca, André de Paula, que virá à cidade em outubro para assinar o termo de cessão do prédio, também festeju o acordo.
-O Governo Federal tem todo interesse nessa parceria com a Prefeitura de Niterói, uma cidade que tem na pesca uma atividade tão tradicional e estratégica. Ficamos muito satisfeitos com a determinação do Município em apoiar o setor pesqueiro -, disse o ministro .
A Prefeitura de Niterói também está investindo para resgatar a atividade portuária e a indústria naval no município, com a dragagem do Canal de São Lourenço. O município vai investir R$ 140 milhões na obra e mais cerca de R$ 24 milhões para a cessão do terreno por parte da Companhia Docas, que será anexado ao prédio do Terminal Pesqueiro.
O prazo para a conclusão da dragagem é de 15 meses após a ordem de início das obras. O objetivo é recuperar a profundidade do Canal de São Lourenço chegando até a 11 metros, para permitir a aproximação de embarcações de maior porte, o que vai proporcionar a revitalização do setor naval em Niterói.
COMPARTILHE