21 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói inaugura o primeiro trecho do Parque Orla Piratininga

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O trecho inaugurado vai do Recanto da Rua Estrela, agora Recanto Carlos Boechat, até o sistema de jardins filtrantes, no Cafubá
Recanto Carlos Boechat
O trecho inaugurado. O total da obra está previsto para ser entregue até o fim do ano. Parque vai custar R$ 100 milhões. Foto: Prefeitura/Lucas Benevides

Foi o primeiro passo.  A prefeitura inaugurou neste sábado (17), o primeiro trecho do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, o antigo Recanto da Rua Estrela, agora rebatizado como Recanto Carlos Boechat, em homenagem ao ex-vereador e ex-administrador regional da Região Oceânica, morto em 2020. Na solenidade, o prefeito Axel Grael prometeu entregar toda a obra completa até o fim do ano, um projeto de R$ 100 milhões.

Veja também a visita do A Seguir ao Parque Orla: Niterói resgata a paisagem da Lagoa de Piratininga com Parque Orla — A Seguir Niterói (aseguirniteroi.com.br)

Eduardo Rodrigues da Silva, o Mudinho, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Cafubá (AMAC), uma das associações da região, falou da alegria de ter esse trecho revitalizado e que agora é uma grande área de lazer para os moradores. “Esse era um local abandonado e que foi todo revitalizado. As casas se valorizaram e os moradores estão felizes. Agora tem onde as crianças brincarem e se divertirem nos finais de semana, uma coisa que não tinha aqui há muitos anos. A Prefeitura de Niterói conseguiu revolucionar essa parte aqui que era esquecida”, comemorou Mudinho.

A recuperação da Lagoa

O parque inclui equipamentos de lazer, recreação, contemplação, cultura e educação ambiental. Serão píeres de contemplação, 9 km de ciclovia, 17 praças, 2 mirantes e um centro eco cultural voltado para educação ambiental. O projeto apresenta ainda soluções inovadoras para a despoluição das águas da lagoa, com a construção de um jardim filtrante, que se vale de plantas para a limpeza da água.

As obras estão entrando na fase final. Os jardins filtrantes limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga. Neste processo não há uso de produtos químicos ou consumo de energia.

Segundo o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, “o projeto de transformar Niterói no melhor lugar para viver e ser feliz no Brasil.”

O Parque Orla de Piratiningha é, atualmente, o maior projeto em desenvolvimento no Brasil a utilizar técnicas de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e já mostra resultados antes de estar totalmente concluído. O parque foi escolhido como o melhor projeto ambiental do país, nesta sexta-feira (16), em cerimônia no Museu de Arte de São Paulo (MASP), e levou o “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” (https://l1nk.dev/PyWBS).

COMPARTILHE